Cartaz de cinema

Sérgio Graciano roda "Os Papéis do Inglês" no sul de Angola

Publicado em 22 Abr. 2023 às 12:10, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Português)

Sérgio Graciano roda "Os Papéis do Inglês" no sul de Angola

Começou no sul de Angola a rodagem de "Os Papéis do Inglês", próximo filme de Sérgio Graciano, adaptação da trilogia "Os Filhos de Próspero", do escritor Ruy Duarte de Carvalho.

José Eduardo Agualusa assina o argumento.

A narrativa segue o próprio Ruy Duarte de Carvalho, poeta, romancista e cineasta, quando este descobre que o pai deixara papéis no deserto do Namibe que poderiam ajudar a desvendar um mistério ocorrido em 1923. A procura pelos "papéis do inglês", leva a uma viagem épica através das magníficas paisagens do sul angolano.

O elenco conta com João Pedro Vaz, David Caracol, Miguel Borges, Joana Ribeiro, Carolina Amaral, Afonso Pimentel, Maya Booth e Ian Toner.

A direcção de fotografia está a cargo de Mário Castanheira, a direcção artística é de Artur Pinheiro e o guarda-roupa de Isabel Branco.

Para o cineasta português é o regresso a Angola onde dirigiu o departamento de ficção da Semba. Na altura, realizou "Njinga - Rainha de Angola", biografia de uma importante figura histórica do país. Graciano assinou ainda as longas-metragens "Salgueiro Maia - O Implicado", "O Som Que Desce da Terra", "A Impossibilidade de Estar Só" e "Perdidos". Tem também uma extensa carreira na televisão em séries como "Auga Seca", ou "Conta-me Como Foi".

A distribuição de "Os Papéis do Inglês" nas salas portuguesas será da Leopardo Filmes.