Cartaz de cinema

Salas de cinema experimentam novas formas de atrair espectadores

Publicado em 11 Nov. 2020 às 11:32, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Box office)

Salas de cinema experimentam novas formas de atrair espectadores

A NOS Cinemas e a UCI Cinemas Portugal lançam pacotes de aluguer de salas destinados a grupos familiares e de amigos.

Com a segunda vaga de COVID-19 por dominar e o regresso das restrições aos movimentos e contactos entre pessoas, os exibidores de cinema tentam formas alternativas de reduzir o forte impacto que tudo isto provoca no seu negócio.

Seguindo um conceito que surgiu em agosto nos Estados Unidos - lançado pelo pequeno circuito da Alamo Drafthouse, tendo-se depois estendido a outras salas e locais do planeta - a UCI e a NOS Cinemas acabam de lançar um novo formato de ida ao cinema em tempo de pandemia.

A primeira a anunciar estes pacotes para grupos familiares e de amigos foi a UCI Cinemas. Desde 5 de novembro, os clientes deste circuito que integra o grupo Odeon, podem reservar uma sala exclusiva para um aniversário, reunião de família, ou outro evento privado que pode nem incluir a exibição de um filme e ser, por exemplo, uma sessão de gaming ao vivo num ecrã de cinema, ou um evento de formação.

Esta oferta está disponível de segunda a quinta-feira (excepto vésperas de feriado) nas salas do El Corte Inglés, UBBO e Arrabida 20. Por 220 euros, o cliente pode escolher entre os filmes em exibição e convidar até 20 pessoas. O número de espectadores pode ser maior, mas será cobrado um valor adicional. A UCI não especificou valores, nem o limite máximo aceitável. O serviço inclui um bilhete por espectador e um menu com várias combinações entre pipocas, refrigerantes, sumos e águas.

Acerca desta oferta Ramón Biarnés, Managing director da UCI, afirma:

Pensamos que um grande ecrã é o melhor formato para ver um filme, mas também para muitas outras atividades coletivas. Este é um produto perfeito para aquelas pessoas que ainda não foram ao cinema porque não querem encontrar-se num espaço fechado com pessoas que não são do seu agregado familiar. Embora os nossos cinemas sejam seguros, há pessoas que ainda não o querem fazer. Além disso, os bilhetes terão lugares atribuídos, que devem ser respeitados para que a segurança seja mantida e o preço, é bastante acessível considerando que os clientes terão acesso a um cinema privado só para si.

Apesar do caráter privado destas sessões, a UCI chama a atenção para o facto de se manterem as regras de segurança sanitária aplicáveis nas salas de cinema. A distância social deve ser mantida como se fosse uma sessão normal, deixando espaço livre entre os espectadores de ambos os lados, bem como com as filas à frente e atrás. Apenas as pessoas que fazem parte do mesmo agregado familiar podem sentar-se juntas, desde que mantenham o espaço vazio em ambos os lados, à frente e atrás, com os restantes espectadores. Também a utilização das máscaras é obrigatória.

A proposta equivalente da NOS Cinemas, apresentada a 9 de novembro, tem a designação "Uma Sala Só para Ti" e também oferece a possibilidade de alugar uma sala, em exclusivo, para um grupo de familiares ou amigos. Aqui, o valor pedido é menor, 120€ por sala, para grupos até 20 pessoas. As reservas podem ser feitas diretamente nos complexos de Cinema NOS com um mínimo de 72 horas de antecedência, ou através do número 16 996.  

Luís Nascimento, Administrador da NOS Cinemas, explica o objetivo:

Esta alternativa permite que todos aqueles que ainda se sentem condicionados em voltar ao cinema possam voltar a usufruir desta experiência única e irreplicável em casa, num ambiente mais familiar e controlado. Apesar de todas as medidas que introduzimos para garantir a segurança de clientes e colaboradores, sabemos que muitas pessoas, por mais vontade que tenham de voltar ao cinema, ainda não estão totalmente confortáveis em partilhar sala.

A NOS Cinemas relembra que, como regra, as salas são desinfetadas por nebulização e existe um reforço de limpeza geral das salas e dos espaços comuns, bem como uma monitorização permanente dos sistemas de ventilação e da qualidade de renovação do ar.

É obrigatório o uso de máscara por colaboradores e clientes, é disponibilizado gel desinfetante em vários pontos, foram criados circuitos diferenciados de circulação de entradas e saídas, e instalada sinalética própria. Todos os lugares são marcados por forma a garantir o distanciamento de segurança de um lugar (lugares alternados e desencontrados na fila), os intervalos dos filmes foram eliminados e os horários das sessões são mais espaçados, de forma a permitir mais tempo para o reforço da higienização das salas entre cada sessão.