Cartaz de cinema

"Ruth": minissérie de televisão sobre a vida de Eusébio já está em rodagem

Publicado em 27 Abr. 2017 às 14:24, por , em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português)

"Ruth": minissérie de televisão sobre a vida de Eusébio já está em rodagem

O início da carreira de Eusébio e a forma como o seu talento foi disputado entre o Sporting e o Benfica são o tema central de "Ruth", uma produção da Leopardo Filmes, realizada por António Pinhão Botelho a partir de um argumento escrito pela jornalista Leonor Pinhão. Uma história que começa no bairro da Mafalala, onde Eusébio cresceu, e termina no momento em que o jovem jogador sobe pela primeira vez a escadaria de acesso ao relvado do Estádio da Luz.

A rodagem decorre em Lisboa e vai prolongar-se por dois meses na capital portuguesa e em Maputo.

Do ponto de vista dos seus autores, "Ruth" pretende ser mais do que uma história sobre futebol. O projeto será exibido em dois formatos, como longa-metragem de cinema e como minissérie em dois episódios e quer mostrar a sociedade portuguesa metropolitana e ultramarina no início da década de 60, tendo como como pano de fundo a história de um jovem futebolista moçambicano chamado Eusébio, um atleta predestinado do Sporting Clube de Lourenço Marques, que se vê cobiçado e, finalmente, contratado pelo clube rival, o Sport Lisboa e Benfica.

Em pleno salazarismo, entre Lisboa e Lourenço Marques (designação da capital moçambicana durante o período colonial), assiste-se a uma batalha jurídica e de influências que, durante meses, opõe os dois clubes da capital, com fortes ramificações na baixa e na alta sociedade do país. Numa insólita operação clandestina, Eusébio viajará para Lisboa sob o nome falso de uma mulher, Ruth.

Chantagem, tentativas de rapto, envolvimento de ministros, fugas apressadas, grandes parangonas nos jornais e promessas de muito dinheiro, fazem da transferência do futebolista uma saga desenrolada em dois continentes: na pacatez da capital e na agitação de uma colónia africana à beira da sublevação.

O destino de Eusébio decide-se a favor do Benfica numa Lisboa que dividia as suas atenções entre o caso do jovem futebolista moçambicano que ainda ninguém tinha visto jogar e o eclodir da Guerra Colonial que ninguém sabia como iria terminar.

O ator de origem guineense, Igor Regalla, será o jovem Eusébio. "Ruth" conta ainda com um elenco de cerca de uma centena de atores, entre os quais Ana Bustorff, Anabela Moreira, André Gago, André Gomes, Andreia Bento, Fernando Luís, Filipe Crawford, José Raposo, Josefina Massango, JP Simões, Lídia Franco, Luís Lucas, Marcello Urgeghe, Marco Delgado, Maria Emília Correia, Nuno Feist, Paulo Furtado, Paulo Pinto, Rui Morisson, Teresa Madruga, Tiago Sarmento e Vítor Norte, entre muitos outros.

A minissérie tem estreia prevista para 2018.