Cartaz de cinema

RTP2 prepara programação especial para o Dia Internacional da Mulher

Publicado em 27 Fev. 2020 às 17:40, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

RTP2 prepara programação especial para o Dia Internacional da Mulher

A 8 de março, o canal público terá uma programação especial dedicada à mulher e ao seu papel na sociedade ao longo dos anos.

O período infanto-juvenil da manhã de 8 de março, na RTP2 será preenchido com um especial "Zig Zag" que inclui a emissão de "Destemidas", série de animação composta por histórias de mulheres excecionais, ousadas e decididas, que lutaram pelos seus sonhos. Mulheres de ideais, épocas, idades e mundos muito distintos, que foram capazes de ir para além das convenções e preconceitos sociais e triunfaram perante as adversidades. Cientistas, atrizes ou ativistas que desejaram ser independentes, viajar, ser úteis, estudar, trabalhar, chegar ao poder de um país, ou simplesmente... salvar um farol!

Carquejeiras - As Escravas do Porto (19h40)

Carquejeiras

Documentário que presta homenagem a mulheres que foram esquecidas, mas desempenharam uma tarefa fundamental para o desenvolvimento da cidade do Porto: as carquejeiras. Mulheres que, durante o século XIX e início do século XX, faziam chegar à cidade a carqueja que descarregavam dos barcos acostados às margens do Douro.

Numa época em que a sobrevivência era uma verdadeira luta, mulheres de todas as idades viam-se obrigadas a carregar às costas até 60 quilos de carqueja para obterem o sustento diário. A subida assustadora, impossível para os animais de carga, era feita pelas mulheres, que muitas vezes ainda levavam os filhos pequenos. Um tarefa hercúlea que era feita à chuva ou ao sol, sem folgas ou férias. A carqueja era a sua vida e, por vezes, a razão de um fim prematuro.

Dobradas pelo peso da carqueja e da sua condição social, calcorreavam calçadas, ruas, vielas e ruelas da cidade do Porto, percorrendo distâncias de cinco quilómetros ou mais, no desempenho de um árduo trabalho que permitia que se cozesse pão, se acendessem fogões a lenha ou se aquecessem as lareiras das casas mais abastadas da cidade. Um trabalho duro e desumano, num sacrifício ignorado e esquecido.

A Estagiária (20h30)

A Estagiária

Série francesa de seis episódios que conta a história de uma estagiária com um perfil muito diferente.

Após um erro judicial que lhe valeu a prisão, Constance decidiu enveredar por uma nova carreira profissional. Com 50 anos, a antiga agricultora forma-se em Direito e vai para Marselha estagiar com o exigente juiz de instrução Frédéric Filiponi (Arié Elmaleh), um jovem magistrado um pouco formatado pelo cargo. Constance é enérgica, decidida, não se detém perante nada e oferece uma nova e refrescante perspetiva sobre os casos que investiga. Mas também atrai a indignação dos seus colegas de tribunal, que a acham impertinente. Contudo a sua empatia e modo pouco convencional tornam o estágio numa experiência de aprendizagem mútua, à medida que os seus métodos de investigação e abordagem humana forçam Filiponi a sair da zona de conforto.

Eu Sou (22h15)

Eu Sou

Minissérie britânica em três episódios, vencedora de um prémio BAFTA. A vida de três mulheres com histórias comoventes, autênticas e pessoais sobre a feminilidade no século XXI.

Kirsty (Samantha Morton) é uma mulher que luta para manter a estabilidade da família num mundo cada vez mais precário. Com a sua força de vontade tenta desesperadamente evitar o desastre até que o mundo ao seu redor desaba e é forçada a fazer um derradeiro sacrifício pelos filhos.

Nicola (Vicky McClure) busca o ideal romântico de um relacionamento perfeito. Está tão envolvida na procura do seu sonho que falha em perceber a sua realidade sombria e complicada e nem se questiona sobre o que realmente quer e o que realmente importa numa relação.

Hannah (Gemma Chan) é advogada, tem 30 anos e vive uma vida normal mas procura encontrar um propósito maior. A advogada parece ter tudo, mas diante da crescente pressão dos amigos e familiares para assentar e iniciar uma família, Hannah vai ter de decidir se a vida para ela é algo mais do que isso.

Escrita e realizada por Dominic Savage, "Eu Sou" foi criada em colaboração com as atrizes Samantha Morton, Vicky McClure e Gemma Chan, criando uma ligação próxima e pessoal entre as atrizes e as personagens que interpretam.

À Procura da Moça Dorita (23h05)

A vida e obra da escultora portuguesa Dorita Castel-Branco que marcou o panorama artístico português nas décadas de 70, 80 e 90. Uma viagem pela personalidade e obra de uma escultora que produziu uma vasta e relevante coleção artística, num documentário de Laurent Filipe.

Dorita de Castel-Branco nasceu em 1936, em Lisboa. Alcançou grande notoriedade desde a criação dos seus primeiros trabalhos. Realizou inúmeras exposições, individuais e coletivas, nomeadamente na Sociedade Nacional de Belas-Artes e na Fundação Gulbenkian, tendo sido distinguida com vários prémios. A sua obra está presente em espaços públicos, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente no Museu Nacional de Arte Moderna, Museu Antoniano de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e Paris, Biblioteca Nacional de Lisboa e Museu Regional de Aveiro.

3 Mulheres: Ella, Billie e Sarah (00h05)

3 Mulheres

Concerto da cantora franco-belga Viktor Lazlo com alguns dos maiores êxitos de três divas do jazz.

Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Billie Holiday foram três mulheres que reinaram no mundo do Jazz no século XX e que ainda hoje são referência. Três mulheres forjadas no mesmo molde: o do talento, do carácter e da capacidade de resistência. Nascidas com alguns anos de diferença conheciam-se mutuamente, apreciavam-se e competiam numa época onde não era fácil nascer-se negra, mulher, e com talento para cantar.

A cantora franco-belga Viktor Lazlo presta homenagem a estas três mulheres num concerto pleno de charme e encanto, a partir da sala Aimé Césaire do Topiques Atrium, Fort-de-France.