Cartaz de cinema

Palmarés do Queer Lisboa 25

Publicado em 27 Set. 2021 às 14:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Palmarés do Queer Lisboa 25

Os vencedores do 25.º Festival Internacional de Cinema Queer de Lisboa 25, foram conhecidos este sábado durante a sessão de encerramento que decorreu na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

O júri da Competição Longas-Metragens, composto por Fátima Ribeiro, Jenny Larrue e Manuel Moreira, atribuiu o Prémio para a Melhor Longa-Metragem desta edição a "Minyan", de Eric Steel. O mesmo Júri atribuiu uma Menção Especial a "Até o Fim", realizado por Glenda Nicácio & Ary Rosa.

Por sua vez, o Prémio do Público da Competição de Longas-Metragens foi conquistado pelo filme "La Nave del Olvido", de Nicol Ruiz.   

O júri da Competição Documentários, composto por Ana Aresta, Manuela Silva Reis e Miguel Ribeiro, decidiu atribuir o Prémio de Melhor Documentário ao filme "Las Flores de la Noche", realizado por Eduardo Esquivel e Omar Robles. O mesmo júri atribuiu uma Menção Especial a "Sedimentos", realizado por Adrián Silvestre.

O Prémio do Público da Competição de Documentários foi atribuído a "Limiar", de Coraci Ruiz.

Por sua vez, o júri da Competição Queer Art, composto por Dani D'Emilia e Tomás Baltazar, decidiu atribuir o Prémio de Melhor Filme a "Vaga Carne", realizado por Ricardo Alves Jr. e Grace Passô.

Por fim, o júri da Competição Curtas-Metragens, composto por Cleo Diára, Ricardo Branco e Teresa Vieira, atribuiu o Prémio de Melhor Curta-Metragem ao filme "Fou de Bassan", realizado por Yann Gonzalez. O mesmo júri atribuiu uma Menção Especial a "Hi Sweety", realizado por Celeste Prezioso, declarando sobre a escolha: "pelo acto de amor da realizadora com a sua personagem e pela forma como contou a sua história, convidando-nos a entrar num espaço íntimo de partilha"

O Prémio do Público da Competição de Curtas-Metragens foi atribuído a "Dustin" de Naïla Guiguet.  

A Competição In My Shorts de Curtas-Metragens de Escola Europeias teve o mesmo júri, atribuindo o Prémio de melhor Filme a "Scum Mutation" de Ov. Este júri atribuiu ainda uma Menção Especial a "Jo", realizado por Ann Sophie Wieder.

Em relação à edição anterior, apesar de ter mantido um máximo de 50% de ocupação de sala, o Queer Lisboa 25 teve um acréscimo de audiência acima dos 25% em relação à edição anterior, rondando os cinco mil espectadores nas sessões do Cinema São Jorge e da Cinemateca Portuguesa.

O Queer Lisboa 26, está confirmado para 16 a 24 de setembro de 2022.

Palmarés

Competição Longas-Metragens

Melhor Filme: Minyan, Eric Steel (EUA, 2020)

Menção Especial: Até o Fim, Glenda Nicácio, Ary Rosa (Brasil, 2020)

Prémio do Público: La Nave del Olvido, Nicol Ruiz (Chile, 2020)

Competição Documentários

Melhor Filme: Las Flores de la Noche, Eduardo Esquivel, Omar Robles (México, 2020)

Menção Especial: Sedimentos, Adrián Silvestre (Espanha, 2021)

Prémio do Público: Limiar, Coraci Ruiz (Brazil, 2020)

Competição Curtas-Metragens

Melhor Filme: Fou de bassan, Yann Gonzalez (França, 2021)

Menção Especial: Hi, Sweety., Celeste Prezioso (Argentina, 2020)

Prémio do Público: Dustin, Naïla Guiguet (França, 2020)

Competição In My Shorts

Melhor Filme: Scum Mutation, Ov (França, 2020)

Menção Especial: Jo, Ann Sophie Wieder (França, 2020)

Competição Queer Art

Melhor Filme: Vaga Carne, de Ricardo Alves Jr., Grace Passô (Brasil, 2019)