Cartaz de cinema

Oscars: Academia dá as boas vindas a quase 700 novos membros

Publicado em 1 Jul. 2016 às 13:30, por , em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Norte-Americano)

Oscars: Academia dá as boas vindas a quase 700 novos membros

A Academia norte-americana de cinema anunciou a entrada de 683 novos membros, entre realizadores, atores e profissionais dos diversos ramos da instituição que todos os anos entrega os famosos prémios de cinema.

Esta adição em massa de sangue novo aparece após as controvérsias sobre falta de diversidade entre os votantes, sobretudo ao nível das mulheres e em termos raciais. Os dois grupos queixam-se de estarem subrepresentados e desse facto influir na escolha do nomeados e dos vencedores.

Por tudo isso, têm sido feitos esforços para alterar o peso de cada grupo. O número de entradas triplicou em comparação com 2014 e duplicou desde 2015. Como consequência, a percentagem de mulheres irá aumentar de 25 para 27% e as pessoas de cor serão 11%, por oposição a 8% em 2015. Desta forma, o total de participantes na votação para os prémios da academia sobe para perto dos sete mil.

Os novos membros da Academia em números

  • 28 vencedores de Oscars
  • 98 nomeados
  • 283 de fora dos Estados Unidos
  • 59 países representados
  • 46% são mulheres
  • 41% são de cor
  • O mais novo tem 24 anos, o mais velho 91

Entre os novos nomes que deram entrada na Academia estão as atrizes Brie Larson e Alicia Vikander, vencedoras por "Quarto" e "A Rapariga Dinamarquesa", respetivamente; e o ator Mark Rylance, vencedor por "A Ponte dos Espiões".

Na parte dos realizadores, passam a poder votar para os Oscars nomes como Lenny Abrahamson (Quarto), Nuri Bilge Ceylan (Era Uma Vez na Anatólia), Xavier Dolan (Mommy), Juan Antonio Bayona (O Impossível), Hou Hsiao-Hsien (A Assassina), Nicolas Winding Refn (Drive) e Marjane Satrapi (Persepolis)

A academia norte-americana de artes e ciências ciematográficas publicou ainda as datas chave para a 89ª edição dos Oscars:

  • Anúncio dos nomeados a 24 de janeiro, 2017
  • Cerimónia de entrega no domingo, 26 de fevereiro, 2017

Já se sabe, também, que a edição número 90 terá lugar a 4 de março, 2018.

Como é hábito, os espectáculos de entrega dos prémios têm lugar no Dolby Theatre at Hollywood & Highland Center em Hollywood e terão transmissão em direto para mais de 225 países espalhados pelo mundo.