Cartaz de cinema

Oitava Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista em outubro no Teatro Municipal do Porto - Rivoli

Publicado em 25 Set. 2021 às 16:32, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Oitava Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista em outubro no Teatro Municipal do Porto - Rivoli

Organizada pelo SOS Racism, a mostra leva à tela cinema para pensar o racismo, a discriminação, e o seu combate, e traz ao palco vozes para o discutir.

Entre 8 e 10 de outubro de 2021 realiza-se a 8.ª edição da MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-racista, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli. Organizada pelo SOS Racismo, anualmente e desde 20214, esta mostra leva à tela cinema para pensar o racismo, a discriminação, e o seu combate, e traz ao palco vozes nacionais e internacionais para o discutir.

Há ainda espaço para a exposição "Ativismos Visuais: Exposição colaborativa para uma intervenção Anti-Racista" - e para a publicação do "Caderno MICAR: Contributos para a 8.ª Edição da Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista", com textos e ensaios visuais de autores, como Luísa Semedo, Mário Moura, Filipa César e Joana Estrela, entre outros.

Este ano, a mostra é composta por sete sessões, entre a noite de sexta e a noite de domingo. Os bilhetes podem ser levantados gratuitamente nas bilheteiras do Rivoli no dia das sessões, ou reservados online; os bilhetes reservados online terão de ser levantados até 60 minutos antes do início das sessões.

Destaques da programação

"White Riot" (2019), de Rubika Shah

Percorre o projeto Rock Against Racism (RAR), criado em 1976 como resposta ao avanço violento da extrema-direita em Inglaterra e como proposta de intervenção anti-racista através da música, da energia do movimento punk e da irreverência do reggae. O filme recorre a imagens de arquivo e a entrevistas com alguns dos responsáveis pelo RAR, para recriar o ambiente hostil da Frente Nacional em finais da década de setenta do século passado, e a resposta coletiva de músicos e ativistas que, através de uma rede de concertos e eventos culturais, resiste à onda de xenofobia e racismo que atravessa o país, culminado na célebre marcha e concerto de 30 de abril de 1978, em Victoria Park, Londres, que juntou milhares de pessoas e levou ao palco nomes como Patrick Fitzgerald, X-Ray-Spex, Tom Robinson Band, Steel Pulse e The Clash.

 

"Amarelo - É tudo pra ontem" (2020), de Emicida, dirigido por Fred Ouro Preto

Acompanha o processo de criação do projeto "AmarElo", do músico e ativista negro Emicida. O resultado seria apresentado no Theatro Municial, em São Paulo, 2019, num concerto que abordou a história da cultura negra no Brasil e a luta do movimento negro pela visibilidade e igualdade de direitos.

 

"Chelas Nha Kau" (2020) de Bagabaga e Bataclan 1950

Caleidoscópio de imagens captadas entre 2016 e 2019. Um filme que revela várias camadas do que é ser jovem num bairro social e mostra o universo interno de um grupo de amigos.

 

O programa da mostra, recupera também memórias de figuras importantes, como a activista política e feminista negra Audre Lorde em "Audre Lorde – os anos de Berlim 1984-1992", de Dagmar Schultz, a poeta Romani Bronisława Wajs em "Papuzsa", de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze, ou o pensador negro Édouard Glissant em "Edouard Glissant: One World in Relation", de Manthia Diawara

Durante a edição deste ano serão também assinalados os 30 anos do SOS Racismo, que se completaram em 2020, com a exibição do documentário "Olhares sobre o Racismo", de Bruno Moraes Cabral, Eddie Pipocas e Dércio Tomás Ferreira, produzido pelo SOS Racismo e pela Bantumen.