Cartaz de cinema

"Offside Lisboa": apresentada a programação do festival que vai à bola com o cinema

Publicado em 3 Mai. 2018 às 16:18, por , em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

"Offside Lisboa": apresentada a programação do festival que vai à bola com o cinema

O evento decorre entre 25 e 27 de maio, em diferentes locais da cidade de Lisboa, do Museu do Desporto ao Campo Polidesportivo de Santa Catarina, da Academia de Recreio Artístico ao restaurante O Reserva.

A organização do Offside Lisboa apresentou à imprensa a programação completa da sua primeira edição, tendo como convidados o ex-internacional português Nuno Gomes e o jornalista Rui Miguel Tovar.

O primeiro festival de cinema e bola na capital portuguesa irá apresentar um total de 16 filmes, entre 6 longas e 10 curtas-metragens.

Na abertura do evento, futebol e cinema vão juntar-se numa sessão ao ar livre em pleno Campo Polidesportivo de Santa Catarina para a estreia mundial de um filme português: "Até lá Abaixo", de João Silva Fontes, que retrata a viagem de três amigos num jipe durante cinco meses, de Marrocos à África do Sul, levando o futebol como denominador comum e descobrindo como se vive o jogo em contextos distintos.

Na sessão de encerramento, no Museu do Desporto, será exibido "George Best: All By Himself", filme biográfico do lendário jogador que foi primeira grande estrela do futebol inglês dentro e fora dos relvados, apelidado à época pela imprensa portuguesa de "o quinto Beatle".

Outros destaques da programação vão para a produção brasileira "Minas de Futebol", que aborda a questão de género partindo do caso de uma equipa feminina de São Paulo em competição num campeonato masculino; o filme "El Zurdo: The Revenge of the Underdog", que explora as humildes mas fervorosas origens do actual seleccionador argentino Jorge Sampaoli; o documentário "Crazy for Football", que mostra como um conjunto de doentes psiquiátricos italianos encontram motivação extra no desporto-rei ao fazerem parte da primeira selecção do seu país a participar no mundial para pacientes desta natureza; e ainda "Cuatro Colores", que mostra o poder do futebol com a história do Club Deportivo Palestino, no Chile, que a 13 mil quilómetros de distância é um apoiante incondicional da causa palestiniana no conflito israelo-árabe.

Nas atividades paralelas, e ainda diante do grande-ecrã, terá lugar um cine-jantar no restaurante "O Reserva", em que serão recriados pratos associados ao futebol e à street food, intervalados com a apresentação de 7 curtas-metragens ao longo de 90 minutos, com direito a prolongamento e grandes penalidades. Haverá ainda lugar ao debate "Temos de falar sobre Justin: futebol fora do armário", a propósito dos 20 anos da trágica morte de Justin Fashanu (primeiro profissional de futebol a assumir publicamente a homossexualidade), no qual se discutirá um dos maiores tabus no jogo.

Durante o fim-de-semana estarão patentes no Museu do Desporto diversas exposições, com destaque para a do foto-jornalista João Henriques, extensão do filme "Até lá Abaixo" composta por imagens captadas na mesma viagem, e a do ilustrador e designer Charis Tsevis, com trabalhos em mosaico digital e criações complexas e neo-futurísticas relacionadas com o futebol.

Em dia de final da Champions League, a 26 de maio, haverá a Festa dos Campeões Europeus na Academia de Recreio Artístico a partir da 19h45.

E como é de futebol que se trata, o Offside Lisboa apresenta uma proposta inédita em festivais de cinema: um mini-torneio de futsal, com inscrições abertas ao público.