Cartaz de cinema

O que há para ver em janeiro nos canais Eurosport

Publicado em 20 Dez. 2017 às 14:57, por , em Notícias de Televisão e Séries

O que há para ver em janeiro nos canais Eurosport

As boas-vindas a 2018 no canal europeu de desporto vão ser dadas com ténis desde a Austrália e com o todo-o-terreno do Rali Dakar.

Em Janeiro, a grelha dos canais Eurosport será preenchida com o Open da Austrália, o primeiro "Grand Slam" da temporada e o todo terreno do Rali Dakar, com presença garantida de pilotos portugueses. Na Fórmula E, onde corre António Félix da Costa, cumpre-se a segunda jornada do campeonato, em Marrocos.

Os amantes do snooker vão poder ver o Masters de Londres e o Masters da Alemanha. Para os que preferem o ciclismo, o Eurosport transmitirá a Volta à Comunidade de Valência e os Seis Dias de Berlim em pista.

Ao mesmo tempo, prosseguem as Taças do Mundo de desportos de inverno, na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos que terão lugar em PyeongChang, na Coreia do Sul.

DESTAQUES PROGRAMAÇÃO EUROSPORT JANEIRO 2018

Open da Austrália  

10 a 13 de janeiro: Qualifying

14 a 28 de janeiro: Torneio

De 10 a 28 de janeiro, os canais Eurosport emitem o primeiro torneio de "Grand Slam" da temporada.  

Durante três semanas o canal oferece a jornada na integra, desde a meia-noite até ao início da tarde.

Roger Federer defende o título, depois de ter batido Rafael Nadal no ano passado. Foi o seu quinto título da carreira em Melbourne Park. Desta forma, Federer converteu-se no primeiro tenista a deter cinco títulos de três "Grand Slams" diferentes (cinco do Open da Austrália, sete de Wimbledon e cinco do Open dos Estados Unidos).

Nas senhoras, a norte-americana Serena Williams ganhou o título ao bater na final a irmã, Venus. Foi o 23.º título individual de "Grand Slam" da carreira de Serena, que assim ultrapassou Steffi Graf no topo da lista de tenistas com maior número de títulos de "Grand Slam" na Era Open.

 

Torneio dos Quatro Trampolins  

29 de dezembro a 6 de janeiro – Alemanha e Áustria

O Torneio dos Quatro Trampolins forma parte da Taça do Mundo de saltos de esqui e representa um dos pontos altos da temporada na modalidade. A competição desenrola-se nos trampolins alemães de Oberstdorf e Garmisch-Partenkirchen e austríacos de Innsbruck e Bischofshofen. No final das quatro provas, o saltador que somar o máximo de pontos será coroado o novo Rei dos Quatro Trampolins em pleno Dia de Reis.

Nos mais de 60 anos de história da competição, apenas um saltador conseguiu a proeza de triunfar nas quatro provas: Sven Hannawald na época 2001/2002. Foi de resto a última vez que um saltador alemão triunfou na competição.

Os últimos anos têm sido de domínio austríaco. De 2008 a 2015, seis saltadores da ÖSV bateram toda a concorrência. Na época passada o triunfo foi para o polaco Kamil Stoch. O Eurosport emite o torneio em direto, incluindo as rondas de qualificação, entrevistas e perfis sobre os principais atletas.

 

Campeonatos do Mundo de Voos de Esqui  

18 a 21 de janeiro – Oberstdorf, Alemanha

Os "homens pássaro" competem pelo título nos Europeus de Voos de Esqui, em Oberstdorf. A cidade alemã acolhe a 25.ª edição do certame que se realiza bianualmente.  Os trampolins gigantes desafiam os mais corajosos a voar cada vez mais longe. O atual recorde do mundo pertence ao austríaco Stefan Kraft que atingiu a marca dos 253,5m.

O trampolim de voos de Oberstdorf tem 235m e um recorde de 238 m que pertence ao saltador alemão Andreas Wellinger. Na ultima edição dos Mundiais, há dois anos em Tauplitz/Bad Mitterndorf, na Áustria, o esloveno Peter Prevc conquistou o ouro. Na competição por equipas a medalha de ouro foi ganha pela seleção da Noruega.

 

Masters de Londres em Snooker

14 a 21 de janeiro – Londres, Inglaterra

O Masters de Londres de snooker é um torneio que, com o UK Championship e o Campeonato do Mundo, forma a "Tripla Coroa". Discute-se anualmente desde 1975, no Alexandra Palace de Londres, e é um dos mais importantes torneios do calendário do World Snooker. Só os 16 melhores jogadores do mundo conseguem marcar presença.

Ronnie O"Sullivan é o campeão em título depois de ter vencido Joe Perry na final do ano passado. Foi o sétimo título do Masters de Londres do "Rocket".  

 

Masters da Alemanha em Snooker

31 de janeiro a 4 de fevereiro – Berlim, Alemanha

O Tempodrom de Berlim acolhe mais uma edição do Masters da Alemanha, 13.ª prova de ranking da temporada. Estreado na época 2010/2011, este torneio distribui um total de € 341.000€ em prémios. O inglês Anthony Hamilton é o campeão em título do torneio alemão, depois de vencer o compatriota Ali Carter.

 

Rali Dakar

6 a 20 de janeiro

O Eurosport emite de 6 a 20 de janeiro um magazine diário de 30 minutos de duração com os melhores momentos do rali mais mítico do mundo que, em 2018, atravessa três países: Peru, Bolívia e Argentina. Um resumo da jornada com várias entrevistas vai para o ar todos os dias por volta das 22h00. À partida vão estar 13 portugueses de onde se destacam Carlos Sousa e o estreante André Villas-Boas, nos carros, e Paulo Gonçalves nas motas.

 

Fórmula E  

13 de janeiro – Marraquexe, Marrocos

A Fórmula E está de volta para a 2ª jornada da temporada 2017/2018. Depois da Ásia é a vez de África receber os monologares elétricos, na pista de Marraquexe, em Marrocos, o único circuito convencional a fazer parte do calendário. O português António Félix da Costa (MS&AD Andretti) entra em prova à procura do pódio, que quase conseguiu na segunda corrida de Hong Kong, em dezembro de 2017.

 

Volta à Comunidade Valenciana em ciclismo de estrada

31 de janeiro a 4 de fevereiro – Valência, Espanha    

Em 2018 cumpre-se a 69ª edição da Volta à Comunidade Valenciana uma das mais tradicionais provas do calendário em Espanha. O Eurosport emite esta competição de ciclismo estrada que se discute num total de quase 700 quilómetros, divididos em cinco etapas. Na estrada estarão 25 equipas e 175 corredores.

Na lista de vencedores constam nomes de ciclistas de prestígio como Eddy Merckx, Bernard Hinault, Stephen Roche, Melchor Mauri, Alex Zulle, Laurent Jalabert, Alexandre Vinokurov, Alejandro Valverde, ou Wouter Poels.

Dificuldades em encontrar patrocinadores e financiamento fizeram com que a prova não se realizasse entre 2009 e 2015. Graças ao esforço dos ex-ciclistas Ángel Casero e do seu irmão Rafa, a prova foi recuperada. No ano passado, o colombiano Nairo Quintana (Movistar) sagrou-se campeão.

 

Seis Dias de Berlim em ciclismo de pista   

25 a 30 de janeiro – Berlim, Alemanha

Os Seis Dias de Berlim marcam o arranque da temporada deste tipo de provas de ciclismo de pista. O evento realiza-se durante seis noites consecutivas, onde equipas de dois ciclistas competem pelo título em várias provas de velocidade e resistência. O calendário das "Six Day Series" passa ainda por Copenhaga, Maiorca e Londres.

 

Campeonatos da Europa de patinagem artística

17 a 21 de janeiro – Moscovo, Rússia

A cidade de Moscovo será o palco de mais uma edição do Campeonatos da Europa de patinagem artística. Os melhores executantes sobre o gelo mostram o seu valor numa competição que tem lugar a dias do arranque dos Jogos Olímpicos PyeongChang.

No ano passado, o espanhol Javier Fernández fez história ao conquistar o quinto título consecutivo. A russa Evgenia Medvedeva reconquistou o ouro individual na prova feminina, tal como em 2016. Os russos Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov conquistaram a mesma distinção na variante de pares. Já o título europeu de dança coube aos franceses Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron.

 

Campeonatos dos Quatro Continentes de patinagem artística

O Eurosport 2 emite os Campeonatos dos Quatro Continentes. A cidade de Taipé, Taiwan, acolhe o certame que durante vários dias, coloca frente a frente centenas de patinadores de nações de todo o mundo à exceção da Europa. No gelo competem pelas medalhas nas seguintes categorias: individual feminina e individual masculina, pares e dança.

Nathan Chen dos E.U.A. e Mai Mihara do Japão sagraram-se campeões a nível individual. Em pares, o triunfo coube aos chineses Sui Wenjing e Han Cong que somaram o título dos Quatro Continentes pela quarta vez. Na dança os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir levaram a melhor sobre os restantes concorrentes.