Cartaz de cinema

O American Film Institute anuncia as lista de melhores filmes e séries do ano

Publicado em 9 Dez. 2022 às 18:57, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Norte-Americano)

O American Film Institute anuncia as lista de melhores filmes e séries do ano

A sequela de "Avatar" e "Top Gun: Maverick" integram a escolha do lado do cinema.

Foram anunciadas esta sexta-feira as listas dos 10 melhores filmes e séries de televisão norte-americanas do ano, elaboradas pelos júris do American Film Institute.

As escolhas, como é habito, recaíram nos filmes dos grandes estúdios, numa relação inclui o grande êxito de bilheteira do ano, "Top Gun: Maverick", ao lado de "Os Fabelmans", do consagrado Steven Spielberg, e de "Avatar: O Caminho da Água", de James Cameron, que chega às salas na próxima semana.

Entre as séries, destaca-se a presença "Better Call Saul", que terminou este ano após seis temporadas. "The Bear", "Mo", a minissérie "Pachinko", "Severance" e "Somebody Somewhere" constituem o contigente de títulos estreados este ano.

De fora, ficaram duas presenças habituais nos prémios televisivos, "Ted Lasso" e "Succession".

Os jurados do AFI decidiram ainda atribuir um prémio especial a "Espíritos de Inisherin" pelo "trabalho de excelência", mas que "sai do âmbito" dos AFI Awards - no caso, o facto de o filme de Martin McDonagh ser produzido por fundos maioritariamente britânicos.

Abaixo, reproduzimos as duas listas organizadas por ordem alfabética do título em inglês.

10 melhores filmes do ano

Avatar: O Caminho da Água

Elvis

Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo

Os Fabelmans

Nope

Ela Disse

Tár

Top Gun: Maverick

A Mulher Rei

A Voz das Mulheres

10 Melhores programas de televisão do ano

Abbott Elementary (ABC)

The Bear (FX/Disney+)

Better Call Saul (AMC)

Hacks (HBO Max)

Mo (Netflix)

Pachinko (Apple TV+)

Reservation Dogs (FX/Disney+)

Severance (Apple TV+)

Somebody Somewhere (HBO Max)

The White Lotus (HBO Max)

Prémio especial

Os Espíritos de Inisherin

 

Criado por decreto presidencial em 1965, o American Film Institute é uma organização sem fins lucrativos destinada ao ensino do cinema e a preservar e divulgar o património das artes cinematográficas nos Estados Unidos da América.

Os prémios do AFI são atribuídos através de dois júris - um para cinema e outro para televisão - composto por administradores da instituição, artistas, críticos e académicos que fornecem contexto artístico e cultural para a escolha de cada laureado.

Este ano, a decisão incluiu atores e cineastas como W. Kamau Bell, Colman Domingo, Siân Heder, Brad Ingelsby, Marti Noxon e Mario Van Peebles; os historiadores L.S. Kim, Akira Mizuta Lippit, Leonard Maltin e Robert Thompson; os críticos de cinema Janet Maslin e Shawn Edwards e críticos de cinema e televisão de meios como o Los Angeles Times, The New Yorker, Rolling Stone, Salon, TV Guide e The Washington Post.