Cartaz de cinema

Novas regras dos Óscares teriam desqualificado o último documentário vencedor

Publicado em 9 Abr. 2017 às 11:24, por , em Notícias de cinema (Temas: Oscars)

Novas regras dos Óscares teriam desqualificado o último documentário vencedor

A academia norte-americana de cinema emitiu esta semana novas regras para a categoria de melhor documentário. As alterações surgem após o triunfo de "O.J. : Made In America" na mais recente edição dos Óscares. O filme vencedor, com sete horas e meia de duração, foi criado como minissérie televisiva para os canais ABC e ESPN. Só conseguiu entrar na corrida às estatuetas porque estreou no festival de cinema de Sundance e teve a obrigatória exibição em sala como se de uma longa-metragem se tratasse.

De acordo com as determinações agora anunciadas, o documentário de Ezra Edelman sobre a antiga estrela do futebol americano nunca teria sido aceite na corrida aos Óscares.  

Na mesma altura, a academia estendeu pela primeira vez a escolha dos nomeados na categoria de melhor filme de animação a todos os votantes eliminando a triagem feita em exclusivo pelos elementos inscritos no ramo respetivo.

Outros pequenos ajustes incluem a entrega de apenas uma estatueta no caso de vários compositores de uma canção original e clarificações no que respeita às campanhas de marketing e eventos nos meses anteriores aos Óscares. 

Os nomeados para a 90ª edição dos Óscares serão conhecidos a 5 de fevereiro de 2018. A gala de entrega dos prémios está marcada para 4 de março do mesmo ano.