Cartaz de cinema

Nova versão de "O Exorcista" nas mãos de David Gordon Green e da Blumhouse

Publicado em 23 Dez. 2020 às 11:36, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano)

Nova versão de "O Exorcista" nas mãos de David Gordon Green e da Blumhouse

O realizador David Gordon Green, responsável pela nova leva de filmes "Halloween", prepara-se para renovar a história de "O Exorcista", a partir do livro de William Peter Blatty publicado pela primeira vez em 1971.

Adaptado pela primeira vez ao cinema por William Friedkin em 1973, com o próprio Blatty encarregado do argumento, "O Exorcista" foi, não só um sucesso de bilheteira, mas um fenómeno cultural que trouxe o género do terror a um reconhecimento crítico e de público, inéditos e raramente repetidos. De tal forma que valeu o Oscar de melhor argumento adaptado a Blatty e nomeações nas categorias de representação a Ellen Burstyn, Jason Miller e Linda Blair, uma singularidade para um género visto como menor.

Tal como sucedeu com "Halloween", em 2018, o remake de "O Exorcista" terá como sede a Blumhouse, fundada em 2000 por Jason Blum, o produtor especializado em filmes de terror por detrás de títulos que vão das pequenas produções de sucesso como "Paranormal Activity", ou "The Purge", até projetos de maior perfil como o vencedor do Oscar "Whiplash" (2014), uma rara incursão fora do género que prefere, "Get Out" (2017), realizado por Jordan Peele, ou "BlacKkKlansman" (2018), de Spike Lee.

Após ter assinado o recente e muito rentável "Halloween", feito com apenas 10 milhões de dólares e que passou os 200 milhões em receita mundial de bilheteira, Green está comprometido com outras duas sequelas, "Halloween Kills" e "Halloween Ends", atrasadas pela pandemia e agora marcadas para os próximos dois anos.