Cartaz de cinema

Netflix revela lista de 86 filmes a estrear em 2022

Publicado em 3 Fev. 2022 às 21:30, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

Netflix revela lista de 86 filmes a estrear em 2022

Foram apresentadas 66 produções em língua inglesa, mais 20 noutros idiomas, que terão lançamento ao longo do ano.

Hoje foi dia de apresentação do novo alinhamento de filmes para 2022, do lado da Netflix. Como é habitual na plataforma de streaming, a ênfase foi na quantidade. São 86 as produções anunciadas, com 66 títulos em inglês e 20 noutros idiomas.

Uma lista que irá crescer durante o ano graças a aquisições e novos projetos. Fazendo as contas apenas ao que foi revelado hoje, permitirá à Netflix lançar uma média de sete novos filmes a cada mês.

Entre os filmes listados, destaca-se Ryan Gosling e Chris Evans em "The Gray Man", realizado pelos irmãos Anthony e Joe Russo, que envolve um mercenário da CIA e um antigo colega psicopata que põe a sua cabeça a prémio, desencadeando uma caça ao homem a nível global, conduzida por assassinos internacionais. Também a aventura de ficção científica "The Mothership", com Halle Berry a descobrir um estranho objecto extraterrestre debaixo da sua casa.

Daniel Craig regressa com Rian Johnson ao leme da primeira sequela de "Knives Out", a tal que terá levado a Netflix a gastar uns inacreditáveis 465 milhões de dólares para garantir os direitos para duas continuações de uma história policial que lembra muito os romances de Agatha Christie.

Millie Bobby Brown e Henry Cavill repetem papéis em "Enola Holmes 2" e Adam Sandler surge em "Hustle" (como um olheiro da NBA) e "Spaceman" (onde será um astronauta enviado para o limite da galáxia a fim de recolher uma antiga e misteriosa poeira).

Outros nomes presentes incluem Jamie Foxx ("Day Shift" e "They Cloned Tyrone"), Jonah Hill e Eddie Murphy ("You People"), e Kevin Hart e Mark Wahlberg ("Me Time").

Há ainda uma nova versão de "Matilda", desta feita com Lashana Lynch e Emma Thompson a liderar o elenco.

Pesquisando um pouco mais a lista, e entre os produtos mais ou menos pipoqueiros de consumo rápido, descobrem-se uns quantos títulos que podem merecer atenção mais séria.

É o caso de "Apollo 10 ½: A Space Age Childhood", a história da primeira aterragem na lua, no verão de 1969, a partir de duas perspectivas entrelaçadas - a visão do controlo da missão e através dos olhos de uma criança que cresceu em Houston, Texas, e que tem sonhos espaciais próprios. Inspirando-se na vida do realizador, anuncia-se como um retrato da vida americana na década de 1960.

Igualmente de "Blonde", realização de Andrew Dominik que deseja contar uma história privada e ousadamente reimaginada, do símbolo sexual mais famoso do mundo, Marilyn Monroe. Um retrato fictício da modelo, actriz e cantora durante os anos 50 e 60, contado através da lente da cultura atual.

Também interessante poderá ser o projeto de Judd Apatow intitulado "The Bubble", comédia sobre um grupo de actores e actrizes presos num hotel durante a pandemia, tentando completar a sequela de um filme de acção sobre dinossauros voadores. Entre as vítimas estão Maria Bakalova, David Duchovny, Keegan-Michael Key, Leslie Mann e Pedro Pascal.

A versão Guillermo del Toro de "Pinóquio" é outra das propostas Netflix a ter debaixo de olho, tal como "Rustin", a biopic do ativista dos direitos gay Bayard Rustin.

A ter muito debaixo de olho, claro, a ousada tentativa de Noah Baumbach em adaptar ao cinema o romance "White Noise", de Don DeLillo, com Adam Driver, Greta Gerwig e Don Cheadle.

Por fim, como irá o chileno Sebastián Lelio (de "Uma Mulher Fantástica") tratar o thriller psicológico "The Wonder", a história irlandesa das jovens que conseguem sobreviver meses a fio sem ingerir alimento? Adaptado do romance de Emma Donoghue (a mesma de "Room"), o filme acompanha a enfermeira inglesa Lib Wright, levada até uma pequena aldeia da Irlanda na segunda metade do século XIX para observar Anna O'Donnell, de onze anos. Turistas e peregrinos reúnem-se para ver a rapariga que se diz ter sobrevivido sem comida durante meses. A aldeia alberga uma santa "sobrevivendo do céu com maná", ou existem motivos mais ameaçadores?

Entre as propostas noutros idiomas para além do inglês, despertam interesse a nova versão de "A Oeste Nada de Novo", produção de origem alemã com realização de Edward Berger a partir do conhecido livro de Erich Maria Remarque; e a comédia de ficção científica "Bigbug", de Jean-Pierre Jeunet.