Cartaz de cinema

Na China já se pensa na reabertura dos cinemas com "Harry Potter"

Publicado em 19 Mar. 2020 às 17:49, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: COVID-19)

Na China já se pensa na reabertura dos cinemas com "Harry Potter"

A Warner Bros. revelou hoje planos para lançar versões restauradas em 3D e 4K de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" nos cinema chineses pós-COVID-19.

Uma versão restaurada de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" estará entre os primeiros filmes exibidos na reabertura das salas de cinema chinesas assim que estiver dominada a epidemia causada pelo novo coronavírus. A Warner Bros. divulgou hoje a notícia na sua conta oficial da rede social Weibo - a mais popular na República Popular da China.

Ainda não existe data para o lançamento, tudo dependerá da progressão da doença e das diretrizes do governo, mas sabe-se pelo South China Morning Post que o estúdio tenciona estrear uma versão remasterizada em 3D e 4K do primeiro filme com a popular personagem criada pela escritora J.K. Rowling.

As salas de cinema na China estão fechadas há dois meses como resposta à crise do COVID-19.

Esta nota de esperança surge no dia em que, pela primeira vez, não foram registados novos casos de infeção transmitidas localmente em território chinês. A autoridade sanitária local, citada pela CNN, informou que, nas últimas 24 horas, foram detetados apenas 34 novos casos, todos importados.

As primeiras informações oficiais sobre o novo coronavírus (então desconhecido) surgiram a 31 de dezembro de 2019, quando a China comunicou à Organização Mundial de Saúde diversos casos de pneumonias graves na cidade portuária de Wuhan.

Só a 7 de janeiro se identificou a causa, um vírus totalmente novo, da família dos coronavírus, responsável por outras doenças respiratórias. Até 19 de março, o novo vírus tinha provocado 80.928 casos de infeção e 3.245 mortes, só na China. Durante semanas, este foi o país com maior número de doentes e a gravidade da situação acabou por obrigar o governo a decretar a quarentena de cidades inteiras. De momento, a epidemia parece controlada naquela área.