Cartaz de cinema

Mussolini em série - Sky Italia anuncia "M. Il figlio del secolo"

Publicado em 9 Abr. 2022 às 12:40, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

Mussolini em série - Sky Italia anuncia "M. Il figlio del secolo"

A nova minissérie original da Sky terá oito episódio e propõe-se narrar a subida de Benito Mussolini ao poder.

A Sky Itália anunciou o início de produção de "M. Il figlio del secolo", nova série dramática original, adaptação do romance homónimo de Antonio Scurati que narra o nascimento do fascismo em Itália e a ascensão ao poder de Benito Mussolini.

Em oito episódios, traçará a história desde a fundação dos Fasci italianos, em 1919, até ao discurso de Mussolini no parlamento após o assassinato do deputado socialista Giacomo Matteotti, em 1925. Oferecerá igualmente uma visão da vida privada do ditador, incluindo as relações com a esposa Rachele, com a amante Margherita Sarfatti e com outras figuras históricas da época. Ao mesmo tempo, propõe-se contar a história da Itália rendida à ditadura.

Escrito por Stefano Bises ("Gomorra - La Serie", "O Novo Papa", "ZeroZeroZero"), e Davide Serino ("Il Re"), a série promete "precisão histórica, com cada acontecimento, personagem, diálogo e discurso historicamente documentados, ou testemunhados por múltiplas fontes".

Lorenzo Mieli, presidente da The Apartment Pictures, responsável pela execução do projeto, define a intenção e a oportunidade da série:

Nos últimos anos, assistimos ao aparecimento de novas formas de populismo, nacionalismo e autoritarismo. Vestígios do homem que marchou sobre Roma há cem anos podem ser encontrados em muitos protagonistas da época em que vivemos. Ainda mais agora que a Europa se tornou, uma vez mais, teatro de guerra. "M" conta os mecanismos perversos de empatia e violência, manipulação e modernidade, que varreram a Itália e o mundo há um século. É uma história extraordinariamente actual, mas também uma viagem às ambições imoderadas, capacidades sedutoras, relações e medos de um homem que fez grande parte do povo italiano apaixonar-se por ele para depois o arrastar em direção ao abismo.

O escritor Antonio Scurati acrescenta que o seu livro:

...narra - pela primeira vez no país - o advento da ditadura fascista e o poder sinistro do ditador Benito Mussolini. Um tema de trágica actualidade. (...) Precisamos de narrativas capazes de despertar a paixão pela liberdade. A luta entre a democracia e as ditaduras ainda não terminou.

Publicado em Itália em 2018, o romance "M. Il figlio del secolo", de Antonio Scurati, foi traduzido até à data em 46 países e vendeu mais de 600 000 exemplares.

As filmagens da série terão início em 2023.