Cartaz de cinema

Morreu Robbie Coltrane - o ator que foi Hagrid nos filmes de "Harry Potter" tinha 72 anos

Publicado em 14 Out. 2022 às 19:04, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Robbie Coltrane - o ator que foi Hagrid nos filmes de "Harry Potter" tinha 72 anos

Foi ainda um antigo espião soviético em dois filmes de 007 e trabalhou com os grandes nomes do humor britânico dos anos 80.

O ator Robbie Coltrane morreu hoje num hospital dos arredores de Falkirk, na Escócia. Tinha 72 anos. A notícia foi revelada pela sua agente.

Conhecido em todo o mundo pelo papel do amável gigante Hagrid nos filmes de "Harry Potter", Coltrane teve uma frutuosa carreira no cinema e na televisão, com papéis em dois filmes do agente secreto 007, no drama televisivo "Craker", na comédia "Alfresco" e na minissérie "National Treasure", entre muitos outros.

Coltrane nasceu Anthony Robert McMillan a 30 de março de 1950, num subúrbio de Glasgow. A mãe, era professora e pianista, e o pai, médico. Frequentou a Escola de Arte de Glasgow, especializando-se em desenho, pintura e cinema, depois estudou arte na Faculdade de Educação de Moray House, em Edimburgo, durante um ano.

Nos anos 70, a sua paixão pelo jazz levou-o a adotar o apelido Coltrane que já usou durante os primeiros passos como humorista nos clubes noturnos da capital escocesa.

A estreia no cinema e televisão teve lugar em 1980 com pequenas atuações. Em 1981 apareceu no seu primeiro grande papel como o Detective Fritz Langley em "Os Viajantes da Noite" (1981), ao lado do músico John Lurie e do também realizador Amos Poe.

Parte do grupo de comediantes "Comic Strip", onde Dawn French, Rik Mayall, Jennifer Saunders e Alexei Sayle começaram a tomar de assalto o humor britânico, Coltrane integrou ainda a inovadora série "Alfresco", com Hugh Laurie, Stephen Fry, e Emma Thompson.

Lutando contra o alcoolismo e a obesidade, conseguiu relançar a carreira e, nos anos 90, protagonizou o policial "Cracker" onde foi um psicólogo criminal antissocial, mas com o dom de resolver crimes, que exerce como consultor da polícia de Manchester.

Pouco depois, foi escolhido para encarnar Valentin Zukovsky, um antigo espião do KGB transformado em chefe da máfia rússia em "007 - GoldenEye" (1995), e "007 - O Mundo Não Chega" (1999).

De 2001 a 2011 integrou o elenco dos filmes de "Harry Potter", baseados nos livros de JK Rowling, como Rubeus Hagrid, guardião das florestas que rodeiam Hogwarts e das suas fantásticas criaturas.

Entre outros papéis, apareceu em Mona Lisa (1987), de Neil Jordan, "Henry V", de Kenneth Branagh, em "Ocean's Twelve" (2004), de Steven Soderbergh e em "Effie Gray" (2014).

Em 2016, um dos seus últimos trabalhos foi a minissérie "National Treasure" onde contracenou com Julie Walters.