Cartaz de cinema

Morreu Ray Harryhausen - o mago dos efeitos especiais

Publicado em 7 Mai. 2013 às 20:05, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Ray Harryhausen - o mago dos efeitos especiais

O homem que criou alguns dos efeitos especiais mais avançados dos anos 60 e 70 morreu hoje, em Londres, aos 92 anos.

Ray Harryhausen, o responsável pelos efeitos em stop-motion de filmes como "Os Argonautas" (1963), "Quando o Mundo Nasceu" (1966) ou "Choque de Titãs" (1981), entre muitos outros, morreu hoje, em Londres, aos 92 anos.

A notícia da morte foi revelada na página de Facebook da The Ray and Diana Harryhausen Foundation, a fundação criada em 1986 pelo artista e pela esposa para conservar e divulgar o trabalho e a coleção de obras de Ray.

No mural da página podem encontrar-e mensagens de condolências de nomes que se inspiraram no trabalho de Harryhausen:

George Lucas, criador de "Star Wars", escreve: "Ray foi uma enorme inspiração para todos nós, em particular na indústria dos efeits visuais. Crescemos a ver o trabalho artístico dos seus primeiros filmes, que muito nos inspirou. Sem Ray Harryhausen, possivelmente "Star Wars" nunca teria existido.

Peter Jackson, de "O Senhor dos Anéis" e "Hobbit", por seu turno, afirma: "O Senhor dos Anéis" é o meu filme à Ray Harryhausen. Sem o seu amor de uma vida pelas histórias e pelo maravilhoso, nunca teria sido feito - pelo menos por mim."

Steven Spielberg, de "E.T." e "Tubarão" deixou a seguinte mensagem: "Ray, a tua inspiração permanecerá connosco para sempre."

Ray Harryhausen desenvolveu as mais perfeitas e avançadas técnicas de efeitos especiais numa altura em que não existiam imagens geradas por computador. Utilizando modelos e fotografando pequenos movimentos de modo a criar a ilusão de movimento para criaturas tão diversas como um exército de esqueleto, os dinossauros que assustaram Rachel Welch, ou a terrível Medusa.

Apesar de poderem parecer risíveis e toscos aos olhos do espectador de hoje, os trabalhos de Harryhausen assustaram e emocionaram plateias durante décadas e marcaram profundamente o que hoje se faz no campo dos efeitos visuais.

Trailer "Quando o Mundo Nasceu" (1966)

Clip "Clash of the Titans" (1981)