Cartaz de cinema

Morreu Catherine Spaak - atriz de "A Ultrapassagem" tinha 77 anos

Publicado em 18 Abr. 2022 às 12:58, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário, Cinema Europeu)

Morreu Catherine Spaak - atriz de "A Ultrapassagem" tinha 77 anos

Presença nas comédias italianas dos anos de 1960, mais tarde convertida em apresentadora de televisão, morreu domingo após doença prolongada.

Nascida em França, originária de uma família belga, filha de um argumentista e neta de um primeiro-ministro, Catherine Spaak foi cantora, atriz e apresentadora de televisão.

Iniciou-se no cinema nos anos 60 tendo conseguido o primeiro papel como protagonista em "I dolci inganni", de Alberto Lattuada. Em 1962, roda "La voglia matta" (Desejo Louco), de Luciano Salce, onde é o perturbador objeto do desejo de um engenheiro de quarenta anos interpretado por Ugo Tognazzi. Nesse mesmo ano, entra em "Il sorpasso" (A Ultrapassagem), uma das mais apreciadas comédias italianas da época e obra-prima do realizador Dino Risi, ao lado de Vittorio Gassman e Jean-Louis Trintignant.

Nos anos seguintes, marca presença em filmes como "La noia" (1963) de Damiano Damiani, "L'armata Brancaleone" (1966), de Mario Monicelli, onde reencontra Vittorio Gassman; bem como em "Adultério à italiana" (1966), com Nino Manfredi, e "A Matriarca" (1968), com Jean-Louis Trintignant, ambos de Pasquale Festa Campanile, e ainda no policial "O Gato das Sete Vidas", de Dario Argento, ao lado de Karl Malden e James Franciscus.

A partir de meados dos anos oitenta, Spaak passa a concentrar-se na televisão onde durante 15 anos apresenta o talk show "Harem", no canal Rai 3.

Em 2020 sofrera uma hemorragia cerebral.