Cartaz de cinema

Morreu Anita Ekberg, atriz de "A Doce Vida" e símbolo dos anos 60

Publicado em 11 Jan. 2015 às 13:03, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Morreu Anita Ekberg, atriz de "A Doce Vida" e símbolo dos anos 60

A atriz sueca faleceu hoje aos 83 anos.

Antes de Federico Fellini a imortalizar no filme "A Doce Vida", Anita Ekberg já era um ícone de sensualidade pelos seus próprios méritos. Consagrada Miss Suécia em 1950, com 20 anos de idade, os estúdios de Hollywood não hesitaram em assinar com a atriz.

Pouco tempo depois, Ekberg rumou a Roma para trabalhar em "A Doce Vida", onde protagonizou a sequência mais memorável desse filme: passeando e banhando-se nas águas da Fontana di Trevi, num vestido decotado e pedindo a Marcello Mastroianni que se juntasse a ela, a atriz entrou imediatamente no imaginário das starlets europeias dos anos 60.

Apesar do sucesso deste filme, a popularidade de Anita Ekberg não foi estável. Na sua carreira, contam-se participações em títulos como o épico histórico "Guerra e Paz" (1956), a comédia romântica "Férias em Paris" (1957), o western "Quatro no Texas" (1963), onde contracenou com Frank Sinatra e Dean Martin, e o reenconto om Fellini num dos últimos filmes do cineasta italiano, "Entrevista" (1987).

De acordo com várias fontes, os últimos anos de Anita Ekberg ficaram marcados por dificuldades económicas e diversos problemas de saúde.

A atriz faleceu hoje, aos 83 anos, numa clínica em Roma.