Cartaz de cinema

Morreu a orca do SeaWorld que foi tema do documentário "Blackfish"

Publicado em 6 Jan. 2017 às 19:47, por , em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)

Morreu a orca do SeaWorld que foi tema do documentário "Blackfish"

A orca Tilikum, que vivia no parque aquático SeaWorld e foi protagonista do documentário "Blackfish", morreu esta sexta-feira de acordo com uma nota divulgada pelo parque.

Estima-se que Tilikum, capturada ao largo da Islândia, em 1983, tivesse 36 anos de idade. Vivia há 25 no SeaWorld de Orlando após ter passado algum tempo no Sealand do Canadá.

Tornou-se mais conhecida após o lançamento em 2013 do documentário de Gabriela Cowperthwaite que chamava a atenção para os perigos e consequências da captura de orcas e a sua reprodução em cativeiro.

Tilikum esteve envolvida na morte de três pessoas - dois treinadores e um estranho que se infiltrou no tanque durante a noite. O último incidente aconteceu durante um espectáculo e envolveu Dawn Brancheau que foi arrastada de uma plataforma e levada para debaixo de água diante de uma multidão.

A controvérsia acendeu-se após a estreia de "Blackfish", com a administração do SeaWorld e alguns entrevistados que surgem no documentário a afirmarem que o filme distorcia a realidade, ocultava alguns factos e explorava de forma sensacionalista a tragédia da morte de Brancheau.

Na verdade, o filme teve algum efeito na opinião pública. As receitas e o número de entradas no SeaWorld baixaram significativamente e levaram a administração a parar o programa de reprodução de orcas em cativeiro e a anunciar o fim dos espectáculos com estes animais.

Trailer "Blackfish"