Cartaz de cinema

Michael Phelps nada com um tubarão branco na Shark Week 2017 do Discovery Channel

Publicado em 14 Jul. 2017 às 14:10, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Michael Phelps nada com um tubarão branco na  Shark Week 2017 do Discovery Channel

Entre 23 e 30 julho, o Discovery Channel estreia 19 programas com os tubarões como tema. O destaque vai para o documentário protagonizado pelo melhor nadador de todos os tempos.

Pequena viagem no tempo até 7 de julho de 1988, quando o Discovery Channel levou a cabo, pela primeira vez, um evento televisivo que tinha os tubarões como grandes protagonistas. Mais temidas do que admiradas, estas criaturas foram dizimadas pela pesca intensiva e pela degradação dos meios onde vivem. Durante uma semana, o canal tentou chamar a atenção para a necessidade de conservar estas espécies e pôr fim aos mitos que existem em torno dos tubarões.

Quase três décadas depois, a Shark Week converteu-se num acontecimento único em mais de 72 países, reunindo a cada ano uma legião de espetadores diante dos ecrãs. Este ano, o evento global tem lugar entre 23 e 30 julho. Todas as noites, depois das 21h00, os ecrãs vão encher-se de tubarões, com 19 documentários em estreia.

A maior atração anunciada é a presença de Michael Phelps - melhor nadador de todos os tempos, recordista absoluto em várias disciplinas e o atleta olímpico mais premiado da história, com um total de 28 medalhas - em duas produções rodadas especificamente para a Shark Week: "Escola de tubarões" e "Phelps contra Tubarão".

Em "Escola de Tubarões", a 23 de julho, às 21h00, Phelps, de 31 anos, retirado da competição desde 2016, fará um curso intensivo com os especialistas Doc Gruber e Tristan Guttridge. Vai perceber que nem tudo o que ouvimos sobre os tubarões é verdade e aprender a movimentar-se em segurança entre estas criaturas, inclusive quando um grande tubarão martelo lhe passa a escassos centímetros da cara.

A 30 de julho, em "Tubarão contra Phelps" o canal anuncia uma "competição" entre o nadador e um tubarão branco, um dos animais mais rápidos do oceano. Será desnecessário dizer que a vantagem vai toda para o predador. Um artigo da ESPN publicado em 2016 afirma que a velocidade máxima do atleta não ultrapassa 9,7 km/h. O esqualo pode chegar aos 60 km/h.

Promo "Phelps vs. Shark: The Battle for Ocean Supremacy"

Para além destes documentários exclusivos, durante a Shark Week os espetadores poderão ainda acompanhar uma equipa de cientistas que investigam o porquê dos tubarões se concentrarem em zonas com vulcões e perto de ilhas de origem vulcânica, e viajar até uma recondita praia na costa da Califórnia, palco de ataques de um grande tubarão branco a cada dois anos (em 2008, 2010, 2012 e 2014). Usando tecnologia de satélite, os especialistas vão tentar descobrir se é o mesmo tubarão que regressa sistematicamente ao mesmo local, ou se tudo não passa de uma trágica coincidência.

Outra chamada de atenção para a campanha promocional deste ano  que tem como protagonista o cantor Seal (em inglês, foca) e anuncia que será uma "má semana para ser foca"...

Promo Shark Week 2017 (Discovery Channel)

Poster Shark Week 2017 (Discovery Channel)

Shark Week

A Shark Week decorre de 23 a 30 de julho, a partir das 21 horas, no Discovery Channel.