Cartaz de cinema

"Mega Estádios da Europa" em maio no canal Odisseia

Publicado em 13 Abr. 2021 às 11:46, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Mega Estádios da Europa" em maio no canal Odisseia

Em maio, o canal Odisseia destaca as obras de engenharia que envolveram a construção e reconversão dos modernos estádios de futebol do Campeonato da Europa 2021.

Pela primeira vez, desde a sua criação, o Campeonato da Europa de 2021 não terá sede definida e os jogos terão lugar em oito dos estádios mais lendários e modernos do continente. São o reflexo do engenho dos seus arquitetos, que não tiveram dúvidas em recorrer a soluções tão audazes como um arco de 315 metros de comprimento, modernos tetos retrateis, fachadas compostas por milhares de painéis luminosos, ou terrenos de jogo desmontáveis.

De Wembley, na Inglaterra, a Baku, no Azerbeijão, passando por Bilbao, Munique, Budapeste e São Petersburgo, a série de produção francesa viaja pela Europa para compreender os desafios de engenharia que implica a construção destas façanhas arquitetónicas, os mega-estádios do Campeonato da Europa de 2021.

Resumo dos episódios

 

Episódio 1

Roma vs. Bilbao (quinta-feira, 20 de maio, 22h30)

Mega Estádios da Europa

Bilbao, no norte da Espanha, alberga o Museu Guggenheim e várias catedrais góticas. Recentemente, construiu-se outra catedral, desta vez pagã, lugar de culto dedicado aos peregrinos do futebol. Situado na parte mais recente da cidade, o estádio de San Mamés ergue-se imponente sobre o rio Nervión para acolher mais de 53 mil espetadores. Quase dois mil quilómetros para leste, encontramos o estádio olímpico de Roma, cenário dos grandes dérbies entre os clubes da capital italiana. No centro da tribuna Tevere, que já vem do estádio original, descobrimos os segredos da renovação deste atípico recinto, uma arquitetura que nos permite partilhar a paixão dos adeptos pelo jogo.

Episódio 2

São Petersburgo vs. Baku (quinta-feira, 20 de maio, 23h30)

Mega Estádios da Europa

São Petersburgo, a antiga capital imperial russa, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. Para uma cidade extraordinária, era necessário um estádio excecional. A nave espacial, como é conhecido o estádio Krestovsky, foi construída na margem do golfo da Finlândia e tem capacidade para 69.500 espetadores. A 3.000 km para sudeste, encontramos Baku, antigo centro industrial da União Soviética e agora capital do Azerbaijão. Situado na margem do lago Boyukshor, o estádio olímpico foi inspirado na torre da Donzela, o símbolo da cidade, tem capacidade para 69.870 espetadores e foi construído à prova de terramotos.

Episódio 3

Bucareste vs. Budapeste (quinta-feira, 27 de maio, 22h30)

Mega Estádios da Europa

A Hungria construiu um estádio totalmente novo para acolher quatro jogos do Campeonato da Europa de 2021. Situado na capital, o Puskás Aréna de Budapeste permitirá aos seus 68 mil espetadores desfrutar do futebol, com todas as comodidades. Do outro lado da fronteira, os engenheiros romenos tiveram de enfrentar todo o género de complicações para transformar o antigo estádio nacional de Bucareste num verdadeiro estádio olímpico. O teto retrátil e a forma de antigo coliseu são duas das soluções brilhantes que tiveram de enfrentar os responsáveis pelo projeto.

Episódio 4

Glasgow vs. Dublin (quinta-feira, 27 de maio, 23h30)

Mega Estádios da Europa

O estádio Aviva de Dublin é o resultado do génio criativo de Populous Hok e Scott Tallon Walker, dois ateliers de arquitetura que se atreveram a embarcar num desafio que parecia impossível: substituir o antigo estádio de Dublin por um recinto capaz de albergar o dobro do número de espetadores, sem acrescentar nem um metro quadrado à sua área. Do outro lado do mar da Irlanda, fica o estádio mais mítico do Campeonato da Europa de 2021. Construído há mais de 115 anos, o estádio Hampden Park de Glasgow foi, a dada altura, o maior estádio do mundo e ainda é o detentor do record europeu de assistência a um jogo internacional.

Episódio 5

Londres vs. Munique (quinta-feira, 3 de junho, 22h30)

Mega Estádios da Europa

O novo estádio de Wembley, na Inglaterra, acolherá as semifinais e a final do Campeonato da Europa de 2020. Considerado a meca do futebol britânico, o velho Wembley foi demolido em 2003, no meio dos protestos dos adeptos, mas ainda se conservam as duas torres gémeas que emolduravam a entrada do antigo estádio. Na Alemanha, o Allianz Arena é uma parte integral da identidade e da História de Munique. O estádio projeta na direção da cidade o apoio dos adeptos, através da sua incrível fachada colorida. O segredo está num novo material que funciona como alternativa ao vidro tradicional: o EFTE.

Episódio 6

Amsterdão vs. Copenhaga (quinta-feira, 10 de junho, 22h30)

Mega Estádios da Europa

A impressionante renovação do Amsterdam Arena permite-nos descobrir toda uma série de inovações materiais e tecnológicas que apontam para o futuro, da considerável ampliação do espaço nas bancadas até à instalação da carcaça iluminada que envolve toda a parte exterior do recinto. Entretanto, em Copenhaga, o Parken Stadion é um exemplo arquitetónico perfeito naquilo que se refere à integração de um estádio num ambiente urbano. Adentrar-nos neste peculiar recinto, reconstruído em 1990, é todo um prazer para os sentidos, graças à destreza e a capacidade inventiva do arquiteto C.F. Møller.