Cartaz de cinema

Mauricio de Sousa: criador da Mônica e do Cebolinha confirmado na Comic Con Portugal

Publicado em 4 Mai. 2018 às 18:09, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Celebridades)

Mauricio de Sousa: criador da Mônica e do Cebolinha confirmado na Comic Con Portugal

Mauricio de Sousa, criador da banda desenhada "Turma da Mônica", é a mais recente confirmação na área de Banda Desenhada & Literatura da Comic Con Portugal 2018, anunciaram hoje os organizadores.

O maior evento de cultura popular em Portugal decorre de 6 a 9 de setembro no Passeio Marítimo de Algés.

O autor brasileiro Mauricio de Sousa, considerado um dos criadores mais célebres e premiados na área da banda desenhada mostrou desde muito cedo o gosto pela ilustração desenhando e rabiscando nos seus cadernos da escola.

Aos 19 anos mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal "Folha da Manhã" (atual "Folha de S. Paulo") onde escrevia reportagens policiais.

Em 1959, quando ainda trabalhava como jornalista na área policial, criou a primeira personagem – o Cãozinho Bidu. A partir de uma série de tiras com Bidu e Franjinha publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou a carreira na banda desenhada.

Nos anos seguintes, Mauricio criou mais tiras para outros jornais dando origem a diversas personagens - Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta, entre muitas outras.

Em 1970, com a editora Abril, lançou a revista da "Mônica", com uma tiragem de 200 mil exemplares.

Um dos seus mais recentes sucessos é a revista "Turma da Mônica Jovem", cuja tiragem chega a atingir 500 mil exemplares.

Nos últimos anos, o talentoso artista expandiu o seu universo para diversos públicos, com projetos como as "Graphics MSP", nas quais autores convidados reinterpretam as suas clássicas personagens nos seus próprios estilos. Outro destaque é a "Mônica Toy", que aposta nos traços 2D, no estilo toyart, e em animações sem diálogos e bem-humoradas, para cativar os mais diversos públicos.

São mais de 10 milhões de visualizações dos vídeos da série no canal oficial da "Turma da Mônica" no YouTube.

Hoje, entre bandas desenhadas e tiras de jornais, as suas criações chegam a cerca de 30 países. O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilião de revistas publicadas.

Mauricio de Sousa irá marcar presença na Comic Con Portugal 2018, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, dando oportunidade aos fãs de colocarem questões nos seus painéis Q&A e obterem autógrafos deste autor que faz parte do imaginário de várias gerações.

Foto: Lailson dos Santos