Cartaz de cinema

Mais alterações nas estreias norte-americanas: lançamentos de "Black Widow" e "West Side Story" atrasam

Publicado em 23 Set. 2020 às 21:10, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano, Box office)

Mais alterações nas estreias norte-americanas: lançamentos de "Black Widow" e "West Side Story" atrasam

Também "Morte no Nilo", "Eternals" e "The King's Man: O Início" viram mudanças nas suas datas de chegada aos cinemas.

Esta quarta-feira houve mais uma ronda de mudanças nas datas de estreia dos estúdios norte-americanos que afetam os lançamentos mundiais. A responsabilidade pertence, como não podia deixar de ser, aos receios provocados pela COVID-19.

Há aumento de casos de infeção na Europa, nos EUA, as salas ainda nem reabriram em grandes cidades como Los Angeles, ou Nova Iorque, e na América Latina poucos são os cinemas que voltaram a funcionar.

"A Viúva Negra" desliza seis meses para diante - da última data, 5 de novembro 2020 para 6 de maio 2021. Relembra-se, no entanto, que a data inicial de estreia era 30 de abril, ou seja, com esta última alteração o filme da Marvel com Scarlett Johansson já atrasou um ano completo. Desta forma, outro filme Marvel, "Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings", muda de 6 de maio para 8 de julho 2021.

"The King"s Man: O Início" chega duas semanas mais cedo, a 11 de fevereiro 2021 e ocupa a data que pertencia a "Eternals", que passa de 11 de fevereiro para 4 de novembro 2021.

Outro que atrasa um ano, "West Side Story", de Steven Spielberg: de 17 de dezembro 2020 para 9 de dezembro 2021.

Como se ainda fosse preciso provar que a Disney não está disposta a arriscar, mesmo que para isso tenha de deixar a indústria de exibição mundial à beira do desespero, "Morte no Nilo", da 20th Century Studios, de e com Kenneth Brannagh, previsto para 22 de outubro, atrasa para 17 de dezembro. Em troca, propõem uma produção mais barata, o terror de "The Empty Man", menos passível de dar problemas em caso de falhanço no box office.

"Deep Water", policial com realização de Andrian Lyne a partir do romance de Patricia Highsmith, mais um filme da 20th Century Studios, também foge da pandemia ao atrasar a estreia de novembro 2020 para agosto 2021.

No final de contas, o que fica para preencher as salas de cinema nos próximos tempos?

Ainda a 19 de novembro está "Soul", a animação da Pixar que alguns rumores deram a caminho da Disney+ imitando "Mulan". Nessa mesma data, a MGM, por agora, mantém-se firme com "No Time to Die", derradeira incursão de Daniel Craig como James Bond. A 3 de dezembro, outra animação, "Croods 2", da Universal. A 17, "Duna" e a 24 "Mulher Maravilha 1984", ambos da Warner.

Este é o cenário nesta altura, mas a situação pode mudar em menos de nada e, o mais certo, é que mude mesmo.