Cartaz de cinema

Lynne Ramsay adapta Margaret Atwood

Publicado em 29 Mai. 2022 às 12:22, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar)

Lynne Ramsay adapta Margaret Atwood

"Stone Mattress" envolve uma mulher que reconhece o seu antigo violador durante um cruzeiro pelo Ártico.

A cineasta escocesa Lynne Ramsay prepara a adaptação de "Stone Mattress" uma curta história de ficção da escritora Margaret Atwood que integra a coleção homónima de nove contos, publicada em 2014.

A personagem principal é Verna, viúva recente a bordo de um cruzeiro pelo Ártico. Entre os passageiros vê Bob Goreham que a violou há quando ela tinha catorze anos. Bob não a reconhece e Verna planeia matá-lo com recurso a um estromatólito (formação rochosa criada por micro organismos) com 1,9 mil milhões de anos.

Julianne Moore e Sandra Oh são os dois nomes anunciados no elenco do projeto que foi apresentado aos distribuidores internacionais durante o Festival de Cannes.

O filme será rodado na Gronelândia e na Islândia em setembro.

Desde a sua primeira obra, "Ratcatcher", em 1999, Ramsay só realizou outras quatro longas-metragens. Com fama de difícil, em 2013 foi acusada de aparecer embriagada e de ter maltratado a equipa de rodagem do western "As Armas de Jane", projeto que abandonaria logo no início.

"A Viagem de Morvern Callar", de 2002, tal como o filme anterior passa-se na sua Escócia natal e nesse ano ganhou a Quinzena dos Realizadores de Cannes.

"Temos de Falar Sobre o Kevin", talvez o seu filme mais conhecido, com Tilda Swinton na pele de uma mãe obrigada a encarar a terrível realidade de que o filho é um assassino psicopata, estreou em 2011.

O festival francês voltou a recompensá-la, já na seleção oficial, com o prémio de melhor argumento atribuído a "Nunca Estiveste Aqui", com Joaquin Phoenix, que chegou às salas em 2017.

Margaret Atwood, claro, é sobretudo conhecida como a autora de "Handmaid's Tale".