Cartaz de cinema

Lisboa & Estoril Film Festival 2016: Godard e Skolimowski homenageados

Publicado em 5 Set. 2016 às 18:19, por , em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Cinema Português, Festivais de cinema)

Lisboa & Estoril Film Festival 2016: Godard e Skolimowski homenageados

A obra do realizador Jean-Luc Godard vai estar em destaque na décima edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorrerá  entre 4 e 13 de novembro. Um dos mais importantes e influentes cineastas dos últimos 50 anos, será homenageado com uma retrospectiva completa da sua obra (cerca de uma centena de filmes) e um simpósio internacional.

Também Jerzy Skolimowski, convidado e vencedor do prémio melhor filme da edição de 2015, com o filme "11 Minutos", atualmente em exibição nos cinemas, pioneiro do novo cinema polaco e uma das vozes marcantes do cinema europeu, regressa ao Festival para uma homenagem, com a exibição de uma retrospectiva integral da sua obra. Skolimowski integrará também o Júri da Selecção Oficial em Competição do LEFFEST deste ano.

Outra retrospetiva programada inclui a obra completa da realizadora Teresa Villaverde, um dos nomes mais importantes do recente cinema português.

Num outro plano, realce no LEFFEST 2016 para a exposição fotográfica Chema Prado/Series que inclui retratos de grande formato de personalidades do cinema, como Malkovich, Manoel de Oliveira, António Banderas, Pedro Almodóvar, Stephen Frears, Jim Jarmusch, ou Robert de Niro, entre outros. Trata-se de uma série de fotografias espontâneas de autoria de Chema Prado, nome reconhecido e respeitado no panorama do cinema internacional e que dirigiu durante 30 anos a Cinemateca Espanhola.

Mais informações relativas ao 10º LEFFEST serão oportunamente divulgadas ao longo do mês de Setembro.