Publicado em 27 Jul. 2012 às 15:40, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)
O filme realizado pela chilena Valeria Sarmiento e produzido pelo português Paulo Branco, foi selecionado para a competição oficial da edição deste ano do Festival de Veneza.
"Linhas de Wellington" conta com argumento original de Carlos Saboga e vai competir pelo prestigiado Leão de Ouro, sendo o único filme português na selecção competitiva do festival, que decorre entre 29 de Agosto e 8 de Setembro.
Depois de integrar a Selecção Oficial do Festival de Cannes com "Cosmópolis", Paulo Branco regressa à competição num dos três maiores festivais do mundo.
"Linhas de Wellington" decorre, em Portugal, durante as invasões napoleónicas, no início do século XIX, e acompanha um grupo de personagens de todas as condições sociais – soldados e civis, homens, mulheres e crianças, jovens e velhos – arrancados à rotina quotidiana pela guerra e lançados por diferentes caminhos em direcção às Linhas de Torres, onde um combate final decidirá o destino do país e de cada um deles.
Valeria Sarmiento, realizadora de mais de uma dezena de filmes e companheira de Raúl Ruiz, substituiu o cineasta chileno - recentemente falecido - ao leme do projeto que conta no elenco com Nuno Lopes, Soraia Chaves, Carlotto Cotta, Victória Guerra e Miguel Borges e ainda com as participações especiais de Michel Piccoli, Catherine Deneuve, John Malkovich e Isabelle Huppert.
A estreia em Portugal está marcada para 4 de Outubro.