Cartaz de cinema

Linhas de Wellington (2012)

Poster do filme Linhas de Wellington (2012)

Duração T135M minutos

Género Drama, Histórico, Guerra

Origem Portugal

Estreia em Portugal 4 Out. 2012

Classificação etária M/12

Distribuidor Leopardo Filmes

Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo Marechal Massena foram derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército Anglo-Português do General Wellington.

Apesar da vitória, portugueses e britânicos são forçados a retirar perante um inimigo numericamente superior, de forma a atraí-los para Torres Vedras, onde Wellington construiu uma série de impenetráveis linhas fortificadas.

Ao mesmo tempo, os defensores organizam a evacuação de todo o território entre o campo de batalha e as linhas de Torres, numa gigantesca operação de terra queimada, destinada a impedir os franceses de recolher suprimentos.

Este é o pano de fundo para as aventuras de uma série de personagens com diferentes origens e motivações - o jovem tenente idealista Pedro de Alencar (Carlotto Cotta), a maliciosa rapariguinha inglesa, Clarissa Warren (Victória Guerra), o dúbio contrabandista Penabranca (Miguel Borges), o vingativo sargento Francisco Xavier (Nuno Lopes), ou a prostituta Martírio (Soraia Chaves). Todos se reunem a caminho das linhas de Torres, onde uma última batalha decidirá o destino de cada um deles.

Com Nuno Lopes, Soraia Chaves, Marisa Paredes, John Malkovich, Carloto Cotta, Victoria Guerra, Marcello Urgeghe, Jemima West, Afonso Pimentel, Miguel Borges

Realização Valeria Sarmiento

Produção Paulo Branco

Argumento Carlos Saboga

IMDb http://www.imdb.com/title/tt1928329/