Cartaz de cinema

Laurence Fishburne apresenta: "Os Maiores Mistérios da História" no canal História

Publicado em 27 Jan. 2021 às 12:03, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Laurence Fishburne apresenta: "Os Maiores Mistérios da História" no canal História

O Canal História estreia a 3 de fevereiro, às 22h15, "Os Maiores Mistérios da História" narrada por Laurence Fishburne, ("Black-ish", "John Wick", "The Matrix"), ator nomeado para um Óscar e vencedor de vários Emmys. A série propõe-se desafiar alguns mistérios famosos da história recente.

Qual foi a verdadeira razão do naufrágio do Titanic? Como conseguiu Shackleton regressar da Antártida com toda a tripulação, depois do naufrágio do seu barco "Endurance"? O que aconteceu a D.B. Cooper, o sequestrador de um avião comercial em 1971 que mergulhou de paraquedas e cujo cadáver nunca foi encontrado? E como morreu realmente John Wilkes Booth, o assassino do presidente norte-americano Abraham Lincoln?

"Os Maiores Mistérios da História" afirma ter recorrido a novos ângulos de abordagem aos temas e provas inéditas, tais como diários e testes avançados de ADN, para revelar, ao longo de sete episódios, informações até agora desconhecidas sobre alguns dos episódios mais famosos e enigmáticos da História.

Entre as descobertas incluídas em "Os Maiores Mistérios da História" está uma caixa com mais de 100 anos com as descobertas  de Lord Mersey, o homem que conduziu o inquérito oficial sobre o afundamento do Titanic, e um diário pessoal do Major Jesse Marcel, a primeira pessoa a investigar os destroços de um alegado disco voador, em Roswell, um documento que, alegadamente, contém pistas codificadas sobre o que realmente aconteceu naquela noite de 1947. Também a família de John Wilkes Booth se mostrou disposta a libertar 60 caixas de documentos selados e a permitir um teste de ADN que pode conter as respostas para saber se Booth realmente morreu num incêndio após o assassinato de Abraham Lincoln, ou se fingiu a sua morte, como muitos acreditam.

SINOPSES DOS EPISÓDIOS

Os Indícios Perdidos do "Titanic"

3 de fevereiro, às 22h15

Durante 108 anos, uma caixa escondida a ganhar pó numa mansão inglesa pode conter indícios que reescreverão a mais famosa catástrofe marítima de sempre. Essa caixa guarda as notas pessoais de Lorde Mersey, o respeitado jurista e político britânico encarregado de investigar o naufrágio do "Titanic", em 1912. A caixa contém informação sobre a viagem, incluindo novas perspetivas sobre os erros fatais alegadamente cometidos pelo comandante e tripulação.

 

A Caça ao Navio de Shackleton

10 de fevereiro, às 22h15

Em 1914, Sir Ernest Shackleton liderou uma expedição à Antártida. Pouco depois da chegada, o navio, "The Endurance" foi destruído pelos glaciares em movimento, e o explorador teve de orientar 27 homens na tundra, numa batalha épica pela sobrevivência. A luta de Shackleton contra as probabilidades e o empenho em salvar os seus homens transformaram-no numa lenda. A sepultura do navio permanece um dos maiores mistérios polares. O arqueólogo marinho e perito em naufrágios Mensun Bound lidera uma nova expedição nos mares gelados, em busca do navio perdido de Shackleton.

 

A Fuga de John Wilkes Booth

17 de fevereiro, às 22h15

Ator cujo papel mais célebre foi o de assassino de um presidente. Mas seria John Wilkes Booth também um escapista? Ter-se-á evadido à justiça, vivendo décadas após matar Abraham Lincoln? Pela primeira vez, os Booth partilham as histórias da família e o que creem ser um indício da fuga do assassino, que passou de geração em geração.

 

A Derradeira Caça a DB Cooper

24 de fevereiro, às 22h15

Com mais de 7.500 horas de investigação ao mistério de DB Cooper, Eric Ulis crê ter encontrado o verdadeiro local onde Cooper aterrou depois do seu salto de para-quedas. Ulis reuniu uma equipa de especialistas para explorar o território virgem do estado de Washington – reserva natural protegida e interdita pelo governo federal dos EUA – em busca de vestígios. Munido de novas pistas relativas à identidade de Cooper, Eric trabalha em estreita colaboração com um agente do FBI reformado, investigando um homem ainda vivo que pode muito bem ser o famigerado DB Cooper.

 

Roswell: O Diário

3 de março, às 22h15

Um diário encriptado desencadeia uma investigação sem precedentes à alegada queda de um OVNI em Roswell, Novo México, em 1947. O major Jesse Marcel – a primeira autoridade a chegar ao local – acreditou até morrer que uma nave extraterrestre caíra no local e que o Governo encobrira o facto. Agora, a família Marcel divulga um diário encontrado entre os bens pessoais do major e que pode incluir pistas em código para a verdade por detrás de Roswell. O ex-agente da CIA Ben Smith inicia numa nova investigação que inclui uma análise criptográfica do diário, um estudo geológico do local, e entrevistas a testemunhas que nunca falaram publicamente. O que, de facto, caiu em Roswell? O Governo dos EUA afirmou tratar-se de um balão meteorológico, alterando posteriormente a versão. Outros falaram de cadáveres alienígenas e de intimidação por parte do Estado.

 

Roswell: O Memorando

10 de março, às 22h15

O investigador Ben Smith desloca-se à terra do major Jesse Marcel, na Costa do Golfo do Luisiana, para falar com familiares que revelam dados que sustentam a história de um encobrimento governamental que o próprio nunca tornou pública. Smith fala com Leslie Kean, o repórter de investigação autor do artigo no "The New York Times" sobre um programa clandestino do Governo dos EUA para o estudo de OVNI. Smith analisa também o mistério do diário, examinando amostras caligráficas para determinar se poderá ter sido escrito por um dos colegas de Marcel que posteriormente diria que recebera ordens para supervisionar o encobrimento militar. De volta à vila do major, Smith fala com um homem que jura que Marcel lhe confidenciou a existência de cadáveres alienígenas – algo que nunca dissera à imprensa nem à família. Chegam os resultados das análises ao solo, ao metal e às caligrafias, e Smith partilha o que revelam com os netos de Marcel, que creem que o avô dizia a verdade.

 

Roswell: O Escritor

17 de março, às 22h15

A investigação de um ex-agente da CIA ao acidente de Roswell atinge um ponto crítico, quando o misterioso diário encontrado entre os bens pessoais do major Jesse Marcel é posto à prova. Como funcionário dos Serviços Secretos militares, Marcel foi a primeira autoridade a chegar ao local. O investigador Ben Smith é levado onde alegadamente estão os restos do objeto voador, e um arqueólogo local encontra indícios de um possível encobrimento militar. Um criptógrafo continua a tentar decifrar o diário, que pode estar escrito num código pessoal e conter informações sobre o que aconteceu. E testemunhas descrevem uma série de acontecimentos bizarros em torno do lendário acidente, ao passo que uma nova tecnologia tenta ler palavras numa fotografia com 70 anos que pode conter pistas para o mistério. Terá uma nave extraterrestre caído em Roswell?