Cartaz de cinema

Lady Gaga sofre de Perturbação Pós-Stress Traumático

Publicado em 6 Dez. 2016 às 12:45, por , em Notícias de cinema (Temas: Celebridades, Bastidores)

Lady Gaga sofre de Perturbação Pós-Stress Traumático

Lady Gaga sofre de perturbação pós-stress traumático. A atriz e cantora revelou a sua doença durante um encontro com adolescentes, no Ali Forney Center, em Nova Iorque. O local acolhe jovens sem-abrigo da comunidade lésbica, gay, bissexual e transgénero.

A visita e o encontro com os jovens fez parte de um segmento do "Today Show" - o programa da manhã diário, do canal NBC - englobado na campanha #ShareKindness, que pretende espalhar pequenos atos de bondade a quem deles mais precisa.

 "Tenho uma doença mental e luto com ela todos os dias", disse. "O meu trauma ajudou-me a compreender os traumas dos outros", acrescentou.

Na entrevista que se seguiu, Lady Gaga confessou nunca ter contado a ninguém o seu segredo e que a perturbação pós-stress traumático surgiu como consequência de ter sido violada aos 19 anos - um facto que revelou em 2014.

Lady Gaga tem sido muito ativa na denúncia de atos de violência sexual e no acompanhamento de vítimas, através da sua fundação Born This Way. Contribuiu ainda com a canção nomeada para um Oscar "Til It Happens to You", presente no documentário "The Hunting Ground", sobre violações em universidades norte-americanas.

Na sua conta na rede social Twitter, Lady Gaga escreveu o seguinte sobre o assunto:

"Hoje partilhei com o mundo um dos meus segredos mais profundos. Segredos que nos deixam doentes de vergonha".

O vídeo que acompanhava a declaração, um excerto do programa, foi entretanto bloqueado pela NBC Universal por "violação de direitos de autor".

A Perturbação Pós-Stress Traumático desenvolve-se após a exposição a eventos traumáticos extremos que podem envolver mortes, ferimentos, ou ameaças à integridade física, quer diretamente envolvendo o indivíduo quer de forma indireta, ao testemunhar esse tipo de acontecimentos.

Em Portugal, a causa mais conhecida e falada desta doença é a presença de militares portugueses nas guerras coloniais entre 1961 e 1975, mas as perturbações podem manifestar-se devido a outro tipo de traumas.