Cartaz de cinema

Indie Lisboa anuncia mais de 28 mil espectadores na edição de 2017

Publicado em 23 Mai. 2017 às 14:30, por , em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Festivais de cinema)

Indie Lisboa anuncia mais de 28 mil espectadores na edição de 2017

O IndieLisboa 2017 recebeu 28.274 espectadores em sala, nas 244 sessões dos 296 filmes mostrados, revelou terça-feira a organização. O festival terminou a 17 de Maio, com a exibição dos premiados no Cinema Ideal.

Além do público que assistiu às sessões, verificou-se uma forte adesão aos workshops, ateliês, festa do Bairro IndieJúnior, LisbonTalks (seis debates sobre temas em torno do cinema), LisbonScreenings e eventos IndiebyNight, atraindo cerca de sete mil participantes, o que significa um total de mais de 35 mil pessoas ao longo de quase duas semanas.

Foram ainda transmitidos em streaming e Facebook Live diversos momentos chave do festival, como a conferência de imprensa, as cerimónias de abertura e de encerramento e as LisbonTalks, cativando o público online, num total de 17.797 visualizações. A App IndieLisboa foi descarregada por 1196 utilizadores.

A organização do Indie Lisboa destaca ainda o sucesso das homenagens a Jem Cohen e a Paul Vecchiali, bem como o foco no trabalho de Katja Patschke e Gusztav Hámos. A estreia do festival no Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado foi também considerada uma aposta ganha, com perto de mil pessoas a comparecerem nas sessões de cinema ao ar livre.

O festival - que teve lugar no Cinema São Jorge, na Culturgest, no Cinemateca Portuguesa, no Cinema Ideal e no Cineteatro Capitólio/Teatro Raul Solnado - viaja agora pelo país com uma selecção de filmes integrados na programação de 2017. As primeiras extensões IndieLisboa realizam-se em Vila Nova de Famalicão (1 de Junho, na Casa das Artes de Famalicão), Vila Franca de Xira (2, 3 e 4 de Junho, no Museu do Neo-Realismo), Faro (6 de Junho, no Teatro das Figuras), entre outras a anunciar posteriormente.