Cartaz de cinema

'Ice Merchants' e 'O Homem do Lixo' na shortlist para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação

Publicado em 21 Dez. 2022 às 21:16, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Português)

'Ice Merchants' e 'O Homem do Lixo' na shortlist para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação

É a primeira vez que um filme português chega a esta etapa no caminho das nomeações para os Óscares.

Os filmes 'Ice Merchants' de João Gonzalez e 'O Homem do Lixo' de Laura Gonçalves integram a shortlist para Melhor Curta-Metragem de Animação da Academia Americana, uma conquista histórica no cinema português.

As animações de João Gonzalez e Laura Gonçalves receberam, nos últimos meses, vários prémios em festivais qualificadores para o Óscar, tornando-se elegíveis para os prémios da Academia Americana. Passam agora a integrar a última etapa antes de serem conhecidas as nomeações finais a 24 de janeiro de 2023.

A cerimónia de entrega dos Óscares está agendada para 12 de março 2023.

Até agora, nenhum filme português alcançara esta última etapa no caminho das nomeações para os Óscares.

"Ice Merchants", de João Gonzalez, soma nove prémios em festivais qualificadores para o Óscar (Curtas Vila do Conde, Guadalajara, Melbourne, Chicago, St. Louis, Alcine, BendFilm, Anim'est e Spark), 41 outros prémios e menções especiais e mais de 90 seleções oficiais em festivais de todo o mundo.

"O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves, conquistou também um prémio qualificador para o Óscar, no World Festival of Animated Films de Zagreb, entre outros 19 prémios e 64 seleções oficiais em festivais nacionais e internacionais.

Os dois filmes de animação juntam-se a "O Lobo Solitário", de Filipe Melo, que foi apurado para a shortlist na categoria de Melhor Curta-metragem.