Cartaz de cinema

Hoje começa o Festival de Cannes

Publicado em 16 Mai. 2012 às 13:50, por , em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Hoje começa o Festival de Cannes

Com Marilyn Monroe a soprar o bolo do 65º aniversário, começa hoje mais uma edição do festival de Cannes . "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson, é o filme de abertura.

O 65º Festival de Cannes começa hoje e termina a 27 de Maio com 22 longas metragens a concurso.

É um dos três festivais de cinema mais importantes em todo o mundo (os outros dois são Berlim e Veneza) e atrai realizadores e atores em busca de notoriedade, de um novo impulso para a carreira, ou de uma simples confirmação da sua qualidade.

Funciona também como local de encontro para produtores e distribuidores. No mercado de cinema paralelo ao festival estabelecem-se acordos de distribuição vitais para a rentabilidade dos filmes. Vende-se cinema nas mais variadas fases de desenvolvimento: completo, semi acabado, em pré-produção, ou mesmo uma reles folha com sinopse e elenco.

Este ano, o contingente americano domina as atenções. Brad Pitt, Nicole Kidman, Matthew McConaughey, ou Kristen Stewart têm filmes a concurso e vão estar presentes. Mas o festival também conta com o regresso de nomes que fizeram a sua história. Alain Resnais, prestes a completar 90 anos, é um deles. Também o iraniano Abbas Kiarostami e o austríaco Michael Haneke regressam com novas obras.

A partir de hoje, jornalistas e críticos de cinema de todo o mundo dão início a um período de loucura com sessões de cinema e conferências de imprensa a sucederem-se, das 8h30 da manhã até ao fim da noite.

O primeiro filme a ser exibido será "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson. 

Conheça os 22 filmes a concurso na edição deste ano. conheça os júris e saiba quais os prémios a serem atribuídos no Guia: Festival de Cannes 2012 preparado pelo filmSPOT.