Cartaz de cinema

"Historia do Futebol" - estreia a 28 de maio no Canal História

Publicado em 24 Mai. 2018 às 20:38, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

"Historia do Futebol" - estreia a 28 de maio no Canal História

O especial inédito dedicado ao desporto rei será emitido em 160 países, durante 14 dias, 24 horas por dia, para assinalar o Campeonato Mundial de Futebol 2018.

Por ocasião do Campeonato Mundial de Futebol 2018, o canal História apresenta o especial de televisão "História do Futebol – A Maior História Alguma Vez Jogada", com emissão em Portugal e em mais de 160 territórios, de 28 de maio a 10 de junho. Um especial inédito, com 14 dias de programação dedicadas ao desporto rei, 24 horas por dia.

Esta grelha especial do canal História inclui séries e documentários originais, assim como uma cuidada seleção de filmes sobre o Mundial, e ainda uma série de curtas-metragens sobre aspetos menos conhecidos que rodeiam o mundo do futebol de que fará parte uma produção exclusiva com Pauleta, ex-jogador da seleção portuguesa, intitulada "Futebol & Fundação, o sonho de Pauleta".

 

PROGRAMAÇÃO

GRANDES MOMENTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL

História do Futebol

O canal HISTÓRIA apresenta os "Grandes Momentos da História do Futebol", a 28 de maio, pelas 22h45. Uma série documental que oferecerá imagens dos grandes momentos dos Mundiais de futebol dos últimos 50 anos: desde a história da seleção do Brasil de 1970, à vitória da Argentina, oito anos mais tarde, num complicado contexto social e político. Recorda-se ainda o impacto do aparecimento de Camarões, no Mundial de Itália de 1990, assim como a inesquecível atuação de Luciano Pavarotti na mesma edição, interpretando "Nessum Dorma" na cerimónia inaugural, ou a turbulenta carreira de Diego Armando Maradona. E, por último,  a história mais incrível do último Mundial, quando a Alemanha goleou o Brasil por 7 a 1, no Maracanã.

PELÉ, ARGENTINA E OS DITADORES

Em 1970, no México, o Brasil, a melhor seleção nacional de sempre, treinada pelo indomável Mário Zagallo e repleta de grandes talentos futebolísticos como Pelé, Jairzinho, Rivelino, Gerson e Tostão, tinha como missão erradicar a humilhação das derrotas sofridas na fase de grupos do Campeonato do Mundo de 1966.

Segunda-feira, 28 de maio, às 22h45

TRAGAM-ME A CABEÇA DO MARADONA

Para alguns, é simplesmente o melhor de sempre, o talento futebolístico mais sublime que o mundo conheceu… Para outros, é o epítome de tudo o que há de "podre" nesta modalidade. Diego Armando Maradona divide as opiniões mais do que qualquer outro jogador…

Terça-feira, 29 de maio, às 22h45

ITÁLIA 90, O RETORNO À TURIM

Itália 90 foi um dos shows mais populares da história da televisão, com uma audiência estimada de 27 milhões de espectadores. Graças à interpretação de Pavarotti do 'Nessun Dorma' e das magníficas etapas de Roma, Milão, Nápoles e Turim, a Itália 90 é conhecida como o 'belo campeonato'.

Quarta-feira, 30 de maio, às 22h45

OS TRÊS MOSQUETEIROS, FRANÇA 98

Três dos nomes mais populares do futebol atingiram na França sua maturidade desportiva, embora cada um de uma forma muito diferente. Falamos de Zinedine Zidane, David Beckham e Ronaldo.

Quarta-feira, 31 de maio, às 22h45

SETE GOLOS QUE CHOCARAM O MUNDO

O dia 8 de julho de 2014 ficará conhecido para sempre como o "dia infame" do futebol brasileiro, porque  no seu próprio Campeonato do Mundo, no seu maior estádio, todos esperavam que a seleção nacional do Brasil cumprisse o seu destino e passasse à final para defrontar o seu maior rival: a Argentina. Mas a realidade foi muito diferente...

Sexta-feira, 1 junho às 22h45

 

CRAQUES DO FUTEBOL: CARA A CARA

História do Futebol

Todas as pessoas têm uma opinião sobre quem é o melhor jogador do mundo. Para as gerações mais velhas, Pelé, Maradona, Cruyff, Beckenbauer, ou Charlton são indiscutíveis. Para as mais novas, a discussão limita-se a Messi versus Cristiano Ronaldo, embora ainda haja quem continue a apostar em Zidane, Ronaldo, Baggio, Gullit, Klinsmann ou Van Basten. Mas se pudéssemos neutralizar a variável do tempo e pôr frente a frente jogadores de diferentes gerações, quem seria vencedor? Se pudéssemos igualar todas as condicionantes –avanços tecnológicos no calçado, bolas ou nutrição – quem se destacaria em absoluto, pela sua técnica e habilidade?

MESSI VS. RONALDO

São dois dos melhores jogadores da sua geração, adorados por fãs do mundo inteiro. Lionel Messi ajudou a equipa do Barcelona a ganhar inúmeros prémios, tanto em Espanha, como em competições europeias. Cristiano Ronaldo brilhou em dois dos maiores clubes do mundo, o Manchester United e o Real Madrid. Mas qual é verdadeiramente o melhor jogador? Um painel de especialistas, composto por Gary Lineker, Ryan Giggs, Gianfranco Zola e Jermaine Jenas, irá decidir.

Segunda-feira, 28 maio, às 23h30

PELÉ VS. MARADONA

Para muitos, este é o derradeiro confronto para decidir quem é o melhor jogador da história. Mas, afinal, quem é o melhor? Pelé ou Maradona? Os brasileiros venceram o Campeonato do Mundo três vezes e marcaram mais de mil golos. O argentino ajudou o seu país a ganhar o Campeonato do Mundo e tornou-se numa lenda no Nápoles. Quem foi o melhor? O painel de especialistas, composto por Gary Lineker, Ryan Giggs, Gianfranco Zola e Jermaine Jenas, irá decidir.

Terça-feira, 29 maio, às 23h30

ZIDANE VS. PLATINI

O futebol francês criou dois dos melhores números 10 de todos os tempos. Mas qual dos jogadores deixa um legado mais grandioso? Michel Platini ajudou a França a vencer pela primeira vez o troféu internacional da nação em 1984, além de ser o jogador mais importante da brilhante equipa do Juventus. Zinadine Zidane levou a França a ganhar o Campeonato do Mundo, e a alcançar a vitória no Campeonato Europeu, tornando-se no galáctico do Real Madrid. Gary Lineker, Ryan Giggs, Lothar Matthaus e Jermaine Jenas irão decidir entre os dois jogadores.

Quarta-feira, 30 maio, às 23h30

BECKHAM VS. BALE

Dois jogadores ingleses que iriam brilhar no Real Madrid em Espanha. Mas quem foi o melhor? David Beckham ajudou o Manchester United a uma tripla vitória sem precedentes antes de se juntar ao Real Madrid. Este tornar-se-ia num jogador icónico em cinco países, além de ser capitão da seleção da Inglaterra. Gareth Bale elevou o Spurs à elite europeia, antes de se tornar num múltiplo vendedor da Liga dos Campeões em Madrid. E ajudou o País de Gales a chegar às semifinais do Campeonato da Europa. O painel, composto por Ryan Giggs, Gianfranco Zola, Lothar Matthaus e Jermaine Jenas irá decidir quem é o melhor jogador.

Quinta-feira, 31 maio, às 23h30

VAN BASTEN VS. KLINSMANN

Marco van Basten e Jurgen Klinsmann foram dois dos melhores marcadores que o jogo alguma vez viu. Mas qual era o melhor? Van Basten marcou um elevado número de golos, muitos dos quais foram espetaculares, e levou a Holanda ao seu único sucesso no torneio internacional. Klinsmann foi um vencedor do Campeonato do Mundo, e uma lenda do futebol alemão, antes de brilhar na Inglaterra com o Spurs. O painel, composto por Gary Lineker, Lothar Matthaus, Gianfranco Zola e Jermaine Jenas irá decidir quem foi o melhor jogador.

Sexta-feira, 1 junho, às 23h30

 

O MAIOR PALCO DO FUTEBOL

História do Futebol

Também como parte do evento global "História do Futebol", HISTÓRIA estreia, "O maior palco do futebol", a partir do dia 28 de maio, que presta homenagem a um dos espetáculos desportivos mais importantes da história do desporto: o Campeonato Mundial do Futebol.

 

DREAM TEAMS

A partir de 29 de maio, "Dream Teams", uma série em que será proposto um grande desafio aos telespetadores: selecionar as equipas mais emblemáticas de cada país e de cada época, na história do futebol. Equipas icónicas por clube, país, época… A seleção das "melhores" equipas entre todos os clubes, países e épocas não deixa de ser uma tarefa deveras desafiante. Quem pertencerá à melhor equipa do século de Portugal? Ou qual será o ponto auge da carreira de José Mourinho?

 

OS IMORTAIS

A partir de 30 de maio, "Os Imortais", aproxima-nos dos melhores futebolistas e treinadores de todos os tempos. Cada episódio apresentará três dos melhores futebolistas da história do futebol, incluindo os  portugueses Eusébio, Cristiano Ronaldo, Luís Figo e José Mourinho (treinador).

 

OS PADRINHOS DO FUTEBOL

História do Futebol

Entrevistas profundas com alguns dos mais respeitados treinadores de clubes de futebol da atualidade, conduzidas pelo jornalista Geoff Shreeves. A partir de 4 de junho, "Os Padrinhos do Futebol" revela os verdadeiros homens por trás da imagem criada pelos meios de comunicação social. Como as suas convicções e valores pessoais foram forjados por experiências pessoais e formativas enquanto jogadores e treinadores. Como os seus estilos de gestão do clube foram influenciados por mentores e colegas, forjados no fogo de um triunfo emergente, bem como nas suas maiores derrotas? E como as influências e experiências que viveram e passaram ao longo dos anos e os inúmeros jogadores talentosos que lhes passaram pelas mãos, fizeram deles os treinadores e os homens que são hoje?  

 

GERARD HOULLIER

Geoff Shreeves viaja para Paris para conhecer Gerard Houllier, um padrinho do futebol com uma história extraordinária. Houllier revela a sua filosofia de gestão e como passou de professor a treinador tricampeão da equipa de futebol do Liverpool. Também revela o que sente sobre o momento em que o jogo que adora quase o matou e foi parar de urgência ao hospital durante o intervalo do jogo do Liverpool contra Leeds, e foi submetido a uma cirurgia de coração aberto, enquanto a sua equipa estava em ação.

Segunda-feira, 4 junho, às 22h45

LOUIS VAN GAAL

Geoff Shreeves viaja para Portugal para conhecer Louis Van Gaal, o padrinho de futebol e vencedor em série que ganhou 20 títulos ao longo da sua carreira como treinador. Ele escuta a sua filosofia futebolística única, como lidou com a morte da sua esposa, como conseguiu vencer os campeonatos da liga de três países diferentes, e como se sente relativamente ao seu tratamento no Manchester United.

Segunda-feira, 4 junho, às 23h30

SVEN GORAN ERIKKSON

Geoff Shreeves viaja para a Suécia para conhecer o padrinho do futebol, Sven Goran Eriksson. Este descobre como passou da terceira divisão da Suécia a campeão da Série A em Itália, ganhou o troféu europeu com uma equipa a tempo parcial, e como trabalhou durante seis anos como treinador da Inglaterra, e como acha que a Inglaterra deveria ter ganho o Campeonato do Mundo em 2006.

Terça-feira, 5 junho, às 22h45

CLAUDIO RANIERI

Geoff Shreeves viaja para Nantes, em França, para conhecer o padrinho do futebol, Claudio Ranieri. O treinador italiano que orquestrou o "Milagre de Leicester", o improvável triunfo da Primeira Liga do clube de futebol de Leicester City. Descobre a verdade sobre as numerosas demissões e aprendizagens de Ranieri, e como este se tornou inovador nos jogos psicológicos das substituições táticas, conseguindo o nome de The Tinkerman.

Terça-feira, 5 junho, às 23h30

ROY HODGSON

Geoff Shreeves conhece o padrinho do futebol Roy Hodgson, um treinador cosmopolita e viajado, que bateu no fundo e regressou como treinador de topo. Geoff escuta como ele revolucionou o futebol na Suécia, venceu títulos em diferentes países, levou a antiquada equipa do Fulham às finais da Liga da Europa, e sobre a sua temporada como treinador da seleção inglesa.

Quarta-feira, 6 junho, às 22h45

 

CURTAS METRAGENS

História do Futebol

O Super Fã - Manolo El Del Bombo

Manuel Caceres Artesero, mais conhecido como "Manolo el del bombo" é uma instituição nacional em Espanha. Imediatamente reconhecido pela sua grande boina, camisola com o número 12 (das quais tem inúmeras e que usa todos os dias) e, claro, o seu famoso bombo que toca durante todos os desafios da seleção espanhola. Quando não está nos jogos da sua seleção, gere um bar único de adeptos em Valência que é ao mesmo tempo um museu do futebol espanhol.

O prodígio do futebol – Marco António do Brasil

Marco António só tem 4 anos, mas a sua capacidade futebolística já levou muitos a apelidá-lo de "o próximo Neymar". Os pais veem o seu talento como um bilhete para saírem de uma das favelas mais difíceis do Rio de Janeiro. Contudo, a sua promissora carreira está em risco devido a graves problemas intestinais que requerem especialização médica indisponível no seu país.

 

A maior coleção de cromos de futebol do mundo - Gianni Bellini

Gianni Bellini sempre acreditou que era seu destino ter a maior coleção de cromos de futebol do mundo. Tendo crescido no norte de Itália a pouco mais de um quilómetro da fábrica da Panini despertou o seu gosto por colecionar e trocar cromos em 1961. Até hoje colecionou mais de um milhões de autocolantes. Em abril esta sua dedicação será premiada com uma recompense única: o álbum completo do Campeonato do Mundo de 2018.

 

Imagens esquecidas dos Mundias - Mark Leech

A Gerry Cranham e Mark Leech tem sido reconhecido o mérito por terem captado alguns dos momentos mais memoráveis do futebol. Desde a década de 60 têm captado e imortalizado os mais incríveis momentos do grande desporto, muitos dos quais nunca antes foram vistos. Estas são as imagens esquecidas do Campeonato do Mundo.

 

A primeira árbitra muçulmana da Grã-Bretanha– Jawahir Roble

Jawahir Jewels tem sido descrita como uma das mais incríveis árbitras em Inglaterra. Aos 23 é a única mulher de etnia muçulmana qualificada pela FA a trabalhar no desporto onde regularmente tem que lidar com jogadores rudes em campos de má fama como Hackney Marshes em East London.

 

Super olheiro - Piet De Visser

Piet De Visser é considerado um dos maiores olheiros de futebol no mundo. Quando um enfarte terminou permaturamente a sua carreira como treinador, Piet descobriu a sua propensão para reconhecer talento jovem. Nos 25 anos seguintes descobriu superestrelas do mundo do futebol como Jaap Stam, David Luiz, Marc Overmars, Ruud Van Nistelrooy, Eden Hazard e Kevin de Bruyne.  Vai agora revelar os seus segredos pela primeira vez.

 

Futebol & Fundação, o sonho de Pauleta

Uma história de sucesso irrepetível, digna de um filme. Sem nunca ter feito um único jogo na 1.ª divisão portuguesa, o voo do açoriano ultrapassa fronteiras e ganha fama à custa de golos, muitos golos. Primeiro em Espanha, depois em França. Finalmente a Seleção, onde comete a proeza de ultrapassar Eusébio como melhor marcador de sempre, além de ser o primeiro português a marcar em dois Mundiais seguidos.

Desbravado o caminho do sucesso, o objetivo passa a ser a Fundação Pauleta, em Ponta Delgada, no coração dos Açores, onde centenas de crianças vislumbram o sonho antes de serem homens.