Cartaz de cinema

Garrett Mcnamara regressa à Nazaré

Publicado em 28 Jan. 2013 às 19:06, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Bastidores)

Garrett Mcnamara regressa à Nazaré

Garrett Mcnamara regressa a Portugal para surfar na ondulação única do canhão da Nazaré.

Garrett McNamara, que fez história na Nazaré ao surfar a maior onda de sempre no âmbito da expedição Zon North Canyon Show em 2011, vencedor do prémio de maior onda dos Billabong XXL Global Big Wave Awards e recordista do Guiness Book, voltou hoje à Nazaré vindo diretamente do Havai para surfar uma ondulação única nunca até então registada durante as suas estadias anteriores na Nazaré.

Esta semana estão previstas ondas de grande dimensão na Praia do Norte, semelhantes às maiores registadas nos últimos anos.

Desta vez, Garrett vem acompanhado por Kealii Mamala, Kamaki Worthington and Hugo Vau, com quem surfou ondas geradas pela queda de blocos de um glaciar no Alasca em 2007.

As primeiras imagens captadas esta manhã podem ser já vistas na página de Facebook do projecto ZON North Canyon.

O ZON North Canyon Show é um projeto de três anos, iniciado em 2010, protagonizado pelo surfista havaiano e desenvolvido pela Nazaré Qualifica com o patrocínio da ZON.

Inclui a prática de surf, tow-in e stand up paddle com o objetivo de promover a Nazaré como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de McNamara e o quotidiano daquela vila.

Garrett McNamara é um dos surfistas de grandes ondas mais conceituados do mundo e na última década tem percorrido o mundo em busca de novos desafios no mar. Foi uma das duas únicas pessoas no mundo a surfar ondas criadas pelo degelo dos glaciares do Alasca no Verão de 2007 e colocou o seu nome no livro dos recordes do Guiness.

Refira-se que o efeito do fenómeno conhecido como "Canhão da Nazaré" (acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que consiste numa falha na placa continental com cerca de 170 quilómetros de comprimento e cinco quilómetros de profundidade) canaliza a ondulação do Oceano Atlântico para a Praia do Norte criando grandes ondas e proporcionando condições únicas para a prática desta modalidade.