Cartaz de cinema

"Fátima - Caminhos da Alma" em formato de série estreia esta noite na RTP1

Publicado em 15 Set. 2017 às 13:09, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

"Fátima - Caminhos da Alma" em formato de série estreia esta noite na RTP1

Dividida por cinco episódios, a série acompanha o caminho físico e espiritual de um grupo de mulheres ao longo dos quatrocentos quilómetros que separam a sua aldeia do santuário de Fátima.

Rodada em simultâneo com o filme "Fátima", a série de cinco episódios de uma hora realizada por João Canijo, estreia esta noite, sexta 15 de Setembro, às 21h30, na RTP1. Será exibida semanalmente até 13 de Outubro, data em que terminam as comemorações do centenário das alegadas aparições de Fátima.

O trabalho de produção arrastou-se por mais de cinco anos, entre experiências reais de peregrinações feitas pelas actrizes, escrita e reescrita, um estágio de meses em Vinhais e dez semanas de filmagens. "Fátima - Caminhos da Alma" é o culminar de um intenso processo de trabalho por parte do realizador, e das atrizes que compõem o elenco - Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Vera Barreto, Teresa Madruga, Ana Bustorff, Alexandra Rosa, Teresa Tavares, Íris Macedo, Sara Norte e Márcia Breia.

O argumento acompanha onze mulheres que partem de Rio de Fornos, uma aldeia nos arredores de Vinhais, na região de Trás-os Montes para, ao longo de nove dias, percorrerem a pé mais de quatrocentos quilómetros até ao santuário, em esforço e sacrifício para cumprir as suas promessas.

O cansaço extremo fragiliza-lhes os ânimos, perdem o controlo das aparências e deixam cair as máscaras. A dor, as limitações físicas e a vulnerabilidade levam-nas a momentos de rutura, uma altura que revelam as suas identidades e motivações mais profundas.