Cartaz de cinema

Exibidores e distribuidores preparam a reabertura das salas de cinema no Brasil

Publicado em 7 Jul. 2020 às 12:59, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema da América-Latina)

Exibidores e distribuidores preparam a reabertura das salas de cinema no Brasil

Durante mais de três meses, perto de duas centenas de profissionais brasileiros trabalharam de forma voluntária num projeto que prepara o momento em que as salas de cinema vierem a reabrir no país.

Pela primeira vez no mercado brasileiro, exibidores, distribuidores, produtores, criativos e parceiros da indústria estão envolvidos num projeto único com o intuito de preparar e implementar a retoma do cinema no Brasil, num movimento chamado #JuntosPeloCinema.

Um grupo de profissionais voluntários envolvidos no projeto trabalhou desde março tendo como meta retomar o diálogo entre a sala de cinema e o público até ao momento de reabertura das salas pelas autoridades, respeitando os protocolos aplicáveis de segurança e bem-estar já determinados, ou em elaboração pelos governos locais.

A ideia, nasceu no meio audiovisual e visa auxiliar o mercado de exibição no Brasil a reencontrar o seu público. As ações concretas são mediadas pela Flix Media, empresa especializada em comercialização de espaços publicitários no cinema.

Este esforço coletivo e pro bono de mais de 200 profissionais do mercado em prol do cinema é fundado no propósito de oferecer um ambiente de segurança e bem-estar ao público e de preservar os milhares de empregos ligados à indústria cinematográfica, desde os sets de filmagem às salas de exibição.

O Filme da Vida - campanha #JuntosPeloCinema

Os resultados práticos, divulgados hoje pelos organizadores, incluem:

  • Uma campanha de comunicação que visa fortalecer o vínculo entre o cinema e o seu público.
  • Um estudo sobre protocolos de segurança e bem-estar desenvolvido por governos e autoridades de saúde que dá especial apoio a pequenos e médios exibidores para que possam reabrir as salas seguindo as medidas determinadas pelas autoridades.
  • O "Festival de Volta Para o Cinema", que dará as boas-vindas ao público quando as salas reabrirem.
  • Na primeira fase da campanha, ainda com as salas sem atividade de exibição, a partir de hoje mais de 300 meios de comunicação social abrem espaço para divulgar um vídeo, concebido pela agência e produtora La Unión,que reforça os laços do público com o cinema.
  • Na segunda fase, mais perto da data de reabertura das salas ao público determinada pelas autoridades, começa a comunicação sobre os novos procedimentos que acompanham a permanência do espectador dentro do cinema.
  • Está previsto o envio aos exibidores de materiais que explicam os protocolos elaborados pelos governos locais e que variam de cidade para cidade, ou de estado para estado.
  • Esta etapa, recebeu a colaboração de entidades do setor, como a Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), os sindicatos estaduais e os seus associados, e a Associação Brasileira de Multiplexes (Abraplex). Cada um destes organismos têm acompanhado a divulgação das diretrizes pelas autoridades competentes e estão a orientar a aplicação dos protocolos.
  • Quando as salas de cinemas abrirem, o movimento #JuntosPeloCinema promete ajudar a esclarecer as possíveis dúvidas dos espectadores e comunicar os filmes em cartaz. A acompanhar estas questões mais práticas irá estrear o "Festival De Volta para o Cinema", idealizado pelo crítico, curador e apresentador Érico Borgo em parceria com distribuidores e exibidores.
  • O Festival está programado para ter início em simultâneo com a reabertura das salas. São clássicos, sucessos de bilheteira e da crítica no Brasil, que vão funcionar em conjunto com as estreias de filmes nas duas primeiras semanas após a reabertura.