Cartaz de cinema

Doze clássicos do cinema chinês disponíveis no You Tube

Publicado em 20 Abr. 2020 às 16:45, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Asiático)

Doze clássicos do cinema chinês disponíveis no You Tube

A lista de filmes de acesso livre inclui obras da primeira metade do século XX, todas legendadas em inglês.

Um conjunto de filmes clássicos com origem na China está disponível de forma gratuita no You Tube. São doze títulos, todos com legendas em inglês, que cobrem um período com início em 1922 e que termina em 1949.

Um dos que integra a lista é "Laborer's Love", de Zhang Shichuan, o mais antigo filme rodado na China que ainda é possível ver na totalidade. O seu realizador, considerado um dos pais do cinema naquele país, assinou para cima de 150 títulos. Foi também responsável pelo primeiro filme de artes marciais e pelo primeiro filme sonoro chinês.

Outros realizadores das eras iniciais da cinematografia chinesa também têm obras presentes nesta curta selecção.

Três pertencem a Sun Yu, que se destacou na chamada "primeira idade de ouro" do cinema chinês, "Daybreak", "Sports Queen" e "The Great Road".

De Wu Yonggang, outro nome que fez a transição do cinema dos anos 30 e 40 para o período comunista a partir da década de 50, podemos ver o seu primeiro filme, "The Goddess", de 1934.

Cai Cusheng, uma das vítimas da cruel perseguição aos intelectuais durante a chamada "Revolução Cultural", em 1968, que realizou o grosso do seu trabalho antes da segunda guerra mundial tem "New Woman" presente nesta lista.

Ainda Yuan Muzhi, responsável pelo que é considerado um dos grandes filmes da "Segunda Era de Ouro", assina "Street Angels".

Também Ma-Xu Weibang, que dividiu o seu trabalho entre a China e Hong-Kong, destacando-se pelo interesse no género do terror de que "Song at Midnight" é um ótimo exemplo.

E obras de Sang Hu, "Long Love the Missus!"; "Spring in a Small Town", de Fei Mu; "The Adventures of Sanmao the Waif", de Zhao Ming e Yan Gong; e de Zheng Junli "Crows and Sparrows".