Cartaz de cinema

Documentário sobre as mulheres do Estado Islâmico terá estreia mundial no SXSW Film Festival

Publicado em 12 Fev. 2021 às 17:44, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Documentário sobre as mulheres do Estado Islâmico terá estreia mundial no SXSW Film Festival

O documentário "The Return: Life After ISIS", sobre mulheres nascidas no ocidente que decidiram juntar-se ao Estado Islâmico, será exibido pela primeira vez no Festival de Cinema South by Southwest, que decorrerá online, de 16 a 20 de março.

Realizado por Alba Sotorra, o filme oferece acesso exclusivo a um grupo de mulheres ocidentais que devotaram as suas jovens vidas ao ISIS, incluindo a britânica Shamima Begum, que fugiu do país com duas amigas da escola quando tinha apenas 15 anos, e Hoda Muthana, norte-americana, que terá incitado os seus seguidores no Twitter a apoiar o Estado Islâmico.

Estas e outras mulheres contam as suas histórias pela primeira vez. O filme explora as realidades que afetam as mais de 60 mil noivas do ISIS e as crianças nascidas dessas relações, presas na Síria e sem nenhum país para onde voltar.

Os projetos anteriores de Alba Sotorra incluem o documentário "Game Over" (2015), que recebeu o Prémio Gaudí da Academia de Cinema da Catalunha e "Comandante Arian" (2018), nomeado para o Prémio Gaudí de Melhor Documentário, em 2019.