Cartaz de cinema

Documentário "Free Solo" nas salas de cinema

Publicado em 8 Jan. 2019 às 20:44, por filmSPOT, em Notícias de cinema

Documentário "Free Solo" nas salas de cinema

O documentário da National Geographic relata a impressionante escalada sem corda de Alex Honnold, que desafiou a morte numa subida de 900 metros ao rochedo El Capitan, nos EUA.

A National Geographic e a Nomad apresentam em Portugal, em dois eventos exclusivos em Lisboa e no Porto, um dos mais aclamados documentários da National Geographic: "Free Solo", com dezenas de nomeações em festivais de cinema e vencedor de vários prémios, incluindo três prémios no conceituado Critics Choice Awards.

Durante 1h40, os realizadores Elisabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin acompanham Alex Honnold na tentativa de ser o primeiro a escalar a implacável parece de granito El Capitan, no Parque de Yosemite nos EUA, com 900 metros de altura.

O documentário afirma-se como um retrato inspirador de um atleta que desafia corpo e, acima de tudo a mente, na tentativa de triunfar sobre o impossível.

Quando um simples espirro pode significar a morte, a superação do medo torna-se primordial. Alex Honnold, que começou a escalar quando tinha cinco anos (tem agora 33), inicia o treino concentrado e sem dúvidas, mas a capa de invencibilidade começa a desfazer-se quando se apaixona, o seu foco é ameaçado e os ferimentos e contratempos aparecem.

Chai Vasarhelyi e Chin conseguem captar de forma magistral momentos profundamente humanos com Honnold, assim como a subida que desafia a morte, com um trabalho de filmagem vertiginoso e arrebatador.

Para além das exibições em Lisboa e no Porto, o documentário será exibido no canal National Geographic, a 16 de março, às 22h30.

Trailer "Free Solo"

Exibições em cinema:

  • 11 março, 21h30 – Lisboa, Cinema São Jorge
  • 12 março, 22h00 - Porto, Cinema Trindade