Cartaz de cinema

Disney fecha as portas do estúdio que criou "A Idade do Gelo"

Publicado em 9 Fev. 2021 às 19:52, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica)

Disney fecha as portas do estúdio que criou "A Idade do Gelo"

A Blue Sky Studios torna-se mais uma vítima lateral da aquisição da 20th Century Fox pela Disney.

O estúdio de animação responsável por filmes como "A Idade do Gelo", ou "Ferdinand" vai fechar portas no final de abril, adianta a imprensa norte-americana citando um porta-voz da Disney:

Tendo em consideração as atuais realidades económicas e após muita reflexão e avaliação, tomámos a difícil decisão de encerrar as operações da Blue Sky Studios.

Com a compra da 20th Century Fox, em março de 2019, a Disney ganhou um terceiro estúdio de animação, a somar à Pixar e à Walt Disney Animation que depressa se tornou redundante entre o enorme universo do maior grupo mundial no setor do entretenimento.

Como consequência do fecho da empresa, foi suspensa a produção de "Nimona", o único filme ainda em produção na Blue Sky que não será concluído.

No total, serão 450 os empregados afetados pela decisão da Disney.

As propriedades intelectuais que pertenciam à Blue Sky transitam para a Disney que já tem em desenvolvimento alguns projetos com as personagens de "A Idade do Gelo", a mais rentável das franchises desenvolvidas pelo estúdio de animação e que originou cinco filmes.

Desta forma, a derradeira longa-metragem da Bly Sky passa a ser "Armados em Espiões", já distribuída pela Disney e que chegou aos cinemas em dezembro de 2019.

Criada em 1987, a Bly Sky começou por dedicar-se aos anúncios e, mais tarde, aos efeitos visuais. Em 1998, a curta-metragem "Bunny", vencedora de um Oscar serviria de ponto de partida para a aventura nas longas de animação. A vitória nos prémios da Academia seria algo que repetiriam do lado dos títulos de longo fôlego, em 2017, com "Ferdinand".

Ao longo deste anos, da Blue Sky saiu um total de 13 longas-metragens animadas.