Cartaz de cinema

Direitos de "Dune" comprados pela Legendary Entertainment

Publicado em 22 Nov. 2016 às 21:21, por , em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica)

Direitos de "Dune" comprados pela Legendary Entertainment

Os direitos para cinema e televisão do romance de ficção científica e fantasia "Dune", de Frank Herbert, foram adquiridos pela Legendary Entertainment, anunciou esta terça-feira a companhia norte-americana, que financia e desenvolve projetos nas diversas vertentes do entretenimento.

Situado num futuro distante, "Dune" conta a história de uma sociedade feudal dominada por diversas casas nobres que dividem entre si o controlo dos planetas, enquanto prestam vassalagem ao Imperador Padishah Emperor.

A personagem central é Paul Atreides. A sua família aceitou tomar controlo de um planeta deserto chamado Arrakis, único produtor da especiaria melange, o recurso mais valioso da galáxia, algo que leva a que o poder sobre Arrakis seja ferozmente disputado entre as famílias nobres.

Os Atreides acabam por ser traídos e o enredo explora temas políticos, religião, e o relacionamento do homem com a natureza enquanto Paul conduz uma rebelião para restaurar o domínio da família sobre Arrakis.

Publicado pela primeira vez em 1965, "Dune" é considerado por muitos a jóia da coroa da ficção científica, com o seu legado e influência presentes em "Star Wars", ou "The Matrix" e muitas vezes referido como a versão para ficção científica de "O Senhor dos Anéis", com o seu extenso mundo e complexas intrigas políticas.

Herbert publicou ao todo cinco outros livros baseados no mesmo universo. Após a sua morte, em 1986, o filho, Brian Herbert, e o escritor Kevin J. Anderson, adicionaram novas histórias passadas antes e depois dos acontecimentos narrados em "Dune".

A primeira adaptação ao cinema de "Dune" aconteceu em 1984, pelo realizador David Lynch.

A estreia em televisão teve lugar em 2000, quando o canal Syfy lançou a minissérie "Frank Herbert's Dune", a que se seguiu, em 2003, "Frank Herbert's Children of Dune".

De momento, desconhecem-se quais as intenções da Legendary e que tipo de projetos serão desenvolvidos.