Cartaz de cinema

"Deus Branco" tem sessão de antestreia para cães e donos

Publicado em 12 Mai. 2015 às 16:08, por , em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

"Deus Branco" tem sessão de antestreia para cães e donos

A 26 de maio, agarre no seu amigo de quatro patas e vá ao cinema. A receita reverte para três organizações de proteção aos animais.

A SOS Animal, a Animais de Rua, a Change for Animals Foundation, a LX Factory e a Alambique apresentam a primeira sessão solidária de cinema para cães e os seus donos, na terça-feira 26 de Maio, pelas 21h00, na LX Factory, em Lisboa.

Com estreia marcada nos cinemas a 28 de Maio, o filme "Deus Branco", de Kornél Mundruczó, foi apresentado no Festival de Cannes, onde venceu a Dog Palm.

Conto premonitório sobre as relações entre uma espécie superior e o seu inferior caído em desgraça, acompanha Lili, de 13 anos, e o seu cão Hagen, em Budapeste, após uma medida aparentemente inofensiva com vista a disciplinar a criação de cães.

Favorecendo os cães com pedigree, as novas regras vão, aos poucos, impor multas às raças mistas e dar origem a uma série de acontecimentos extraordinários.

Rapidamente, os donos começam a abandonar os seus rafeiros e os canis ficam sobrelotados.

Face a esta lei cruel, Lili luta para salvar o Hagen.

Realizado sem efeitos especiais, o filme contou com a participação de 274 cães de canis húngaros que foram treinados para as filmagens.

De acordo com o realizador, "trabalhar com cães foi uma experiência terapêutica. Foi um processo de rodagem onde tivemos de ser nós a ajustar-nos a eles e não ao contrário. É um exemplo notável da cooperação singular possível entre duas espécies."

Depois do fim da rodagem, um programa especial de adoção permitiu encontrar novos lares para todos os cães.

A venda de bilhetes será feita no próprio dia, no local de exibição, a partir das 20h00, e terá um custo de 5 euros.

Cada bilhete permitirá a entrada de um cão, desde que o animal seja sociável (com pessoas e outros cães), que não tenha fobias ao escuro e a barulhos, e cujo tutor assegure que estará tranquilo na sala durante toda a exibição do filme (cerca de 2 horas).

Serão disponibilizados também 50 bilhetes especiais, com um custo de 10 euros, que darão direito ao cartaz do filme.

As receitas da bilheteira revertem inteiramente para a SOS Animal, Animais de Rua e Change for Animals Foundation, associações sem fins lucrativos com trabalho desenvolvido na proteção animal.