Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (3 a 10 de maio)

Publicado em 30 Abr. 2020 às 17:00, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (3 a 10 de maio)

Duas séries britânicas, um documentário sobre o realizador de "Restrepo" e uma reconstituição dos últimos dias de Aldo Moro fazem parte dos destaques da semana, na RTP2.

Nova semana na programação da RTP2 com a estreia de duas séries britânicas. "O Oportunista", com Julia Ormond, um thriller intenso cheio de reviravoltas inesperadas; e "Athena" uma história sobre amizade, aprendizagem e descoberta, que acompanha as aventuras de uma jovem modelo que vai estudar na mais prestigiada escola de artes visuais de Londres.

Ainda a série documental "As Grandes Mentiras da História", que recorda como o curso da história foi moldado pelas mentiras dos que estão no poder; e os documentários "Onde é a Linha da Frente? - A Vida e a Obra de Tim Hetherington", um tributo ao premiado fotojornalista de guerra, morto na Líbia em 2011; e "Frágil por Nascimento" que mostra como o meio onde se nasce influencia o destino.

Assinalando a data do assassinato do político italiano Aldo Moro, morto pelas Brigadas Vermelhas em 1978, a RTP2 estreia o filme "Aldo Moro, O Professor", de Francesco Miccichè, que relata os últimos 55 dias de vida de Moro através do ponto de vista dos alunos.

No fim-de-semana, chega o filme "A Terra Vermelha" do cineasta argentino Diego Martinez, um drama romântico no meio da luta contra o uso de agroquímicos e "Love Film Festival", uma história de amor que começa num festival de cinema em Portugal. Outras sessões de cinema da semana na RTP2 incluem "Lolita", de Stanley Kubrick que adapta o polémico romance de Vladimir Nabokov sobre um amor proibido; e "Glória", primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Manuela Viegas, um filme sobre a infância, num cruzamento entre o mundo dos adultos e das crianças, por entre serras e ruínas.

A recordação dos "Dias da Música em Belém" prosseguem com o concerto de 2018 "A Reconquista do Paraíso",  preenchido com a obra "O Paraíso e a Peri", de Schumann.

Para terminar a semana, a RTP2 emite os bailados "Rússia", do coreógrafo espanhol Marcos Morau para a companhia espanhola La Veronal e "Caravaggio", do coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti, inspirado no pintor italiano.

Destaques da programação RTP2

 

Love Film Festival (2015)

RTP2, segunda, 4 de maio, 23h45

Filme

Filme que marca a estreia na realização da escritora e argumentista brasileira Manuela Dias. Filmado em quatro países, o filme é realizado por Vinicius Coimbra (Portugal), Bruno Safadi (Brasil), Juancho Cardona (Colômbia) e Manuela Dias (EUA) e conta com as interpretações de Leandra Leal, Manolo Cardona, Nanda Costa e Du Moscovis.

Luzia (Leandra Leal) e Adrián (Manolo Cardona), uma argumentista brasileira e um ator colombiano, conhecem-se e apaixonam-se num festival de cinema em Portugal, em 2009. Uma história de amor que é vivida ao longo de seis anos, sempre em festivais de cinema ao redor do mundo. Nessa mistura entre ficção e realidade, tudo é possível, e o casal revive clássicas cenas românticas de filmes.

O filme foi rodado ao longo de seis anos, entre 2009 e 2014, registando a passagem de tempo real das personagens.

 

Athena

RTP2, terça, 5 de maio, 21h00

Série

Nyela Malik (Ella Balinska) é uma jovem modelo cuja carreira termina abruptamente depois de declarar numa entrevista que um designer famoso a trata como objeto. Decidida a desenhar as suas próprias roupas, em vez de usar as de outros criadores, Nyela consegue ser admitida em Athena, a mais prestigiada escola de artes de Londres. Para Nyela é um recomeço onde a esperam novos desafios.

Athena está cheia de estudantes super criativos e ambiciosos, fotógrafos, figurinistas, artistas gráficos, estilistas, joalheiros, todos com intensão de perseguirem os seus sonhos a qualquer custo. À medida que navega neste emocionante mundo novo, mas ao mesmo tempo assustador, Nyela regressa também à sua antiga vida, graças às duas amigas modelos Miju e Lexy.

 

Onde é a Linha da Frente? - A Vida e a Obra de Tim Hetherington

RTP2, quarta, 6 de maio, 23h15

Documentário

Retrato comovente do aclamado fotojornalista de guerra e cineasta britânico Tim Hetherington, morto na Líbia em 2011 quando fazia a cobertura do conflito.

A 20 de abril de 2011, pouco depois da estreia do seu documentário "Restrepo" sobre a guerra no Afeganistão e apenas seis semanas após ter estado presente na cerimónia dos Óscares como nomeado, o fotógrafo de guerra e realizador Tim Hetherington foi morto num ataque de morteiro na cidade de Misurata, na Líbia, onde fazia a cobertura da guerra civil.

Tim morreu a caminho do hospital, confortado por um fotojornalista espanhol. Foi o final de uma brilhante carreira de 10 anos na qual Hetherington reportou histórias dramáticas na linha da frente dos conflitos. Da Libéria à Líbia, passando pelo Afeganistão, Tim procurou captar a humanidade em situações de conflito, registando uma sensação de intimidade que contrastava com a violência em redor.

Esse foi o presente raro de Hetherington. Transcendendo as fronteiras convencionais da fotografia tornou-se num dos mais importantes jornalistas da sua geração. Sebastian Junger, jornalista e co-realizador do documentário "Restrepo", percorre o trabalho do seu grande amigo nos campos de batalha para revelar o que tornou Tim Hetherington num talento único e num ser humano notável.

O documentário mostra ainda os riscos incríveis da profissão de jornalista de guerra, numa época em que morrem cada vez mais jornalistas nas zonas de conflito.

 

Frágil por Nascimento

RTP2, quinta, 7 de maio, 23h15

Documentário

Noelia, Secret, Daniela e Alaishri. Quatro raparigas nascidas em 2005, em circunstâncias precárias, em quatro continentes diferentes. Secret nasceu na Libéria logo a seguir à guerra civil. Noelia nasceu na Bolívia numa família indígena pobre. Alaishri veio a este mundo no meio de um conflito tribal na Índia, e Daniela, filha de um imigrante congolês sem documentos, nasceu no chão de um apartamento na Suécia. O documentário acompanha o primeiro ano das suas vidas e regressa ao seu encontro dez anos mais tarde. Ao contar as suas histórias, conta também as histórias dos seus países. O que mudou? E quanto dos nossos destinos é determinado pelo meio onde nascemos?

 

Dias da Música em Belém 2018 - A Reconquista do Paraíso

RTP2, na noite de quinta para sexta, 8 de maio, 00h10

Concerto

Das Paradies und die Peri (O Paraíso e a Peri) de Robert Schumann (1810-1856), uma das pérolas do romantismo, absolutamente surpreendente na beleza das melodias e texturas. Concerto integrado nos Dias da Música em Belém, festival que em 2018 se inspirou no mundo perturbante e fantástico das pinturas de Hieronymus Bosch (c.1450-1516). 

Concerto gravado no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Lisboa, a 29 de abril de 2018, integrado nos Dias da Música em Belém.

 

Lolita (1962)

RTP2, sexta, 8 de maio, 23h15

Filme

Humbert Humbert (James Mason), um erudito professor universitário britânico de literatura francesa, vai trabalhar para uma pequena cidade nos Estados Unidos onde aluga um quarto à viúva Charlotte Haze (Shelly Winters). Obcecado pela sua filha Lolita (Sue Lyon), de 14 anos de idade, Humbert casa com Charlotte para estar perto da rapariga. Mas a mulher descobre as intenções secretas do marido. Quando Charlotte morre atropelada, Humbert fica com o caminho livre para perseguir a sua obsessão pela enteada adolescente. Incapaz de controlar a luxúria, Humbert seduz Lolita mas algo acontece que pode prejudicar os seus planos.

 

Aldo Moro, O Professor (2018)

RTP2, sábado, 9 de maio, 15h00

Filme

Filme de Francesco Miccichè ("Filhos do Destino: A Escola Proibida") que relata os últimos 55 dias de vida do professor, jurista e político italiano Aldo Moro, morto pelas Brigadas Vermelhas em 1978, através do ponto de vista dos seus alunos.

Os 55 dias do sequestro que chocou a Itália são revelados através dos olhos e sentimentos de quatro estudantes do curso de Processo Penal da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade La Sapienza de Roma, ministrado pelo professor Aldo Moro. Um dia, alguns manifestantes estudantis, liderados pela jovem Lucia, entram na sala de aula e começam a conversar com o professor sobre quem é responsável pelos numerosos atos de sangue que afligem a década de 70.

Depois da discussão, Lucia dá-se conta da impressão errada que tinha sobre Aldo Moro e gradualmente acaba por se tornar na sua melhor aluna. Será ela, juntamente com outros companheiros, incluindo o namorado Emilio, que vão tentar esclarecer o lado obscuro do sequestro de Aldo Moro e promover várias petições para serem apresentadas no Palazzo Chigi, sede do governo italiano, mas tudo se revelará inútil após a descoberta do cadáver do professor num Renault 4 vermelho na via Michelangelo Caetani.

 

As Grandes Mentiras da História (estreia da série documental)

RTP2, sábado, 9 de maio, 19h20

Série documental

Desde sempre, os poderosos moldaram a verdade para dar à História o significado que queriam. Porque bem enleadas, as mentiras são incrivelmente eficazes! Nada como uma mentira para preservar um segredo de estado, como uma ilusão para manipular a opinião, ou uma invenção para provocar uma guerra. O século XX abre uma nova era: a da comunicação social e dos media, o que torna a mentira uma arma ainda mais poderosa.

Ao serviço de todas as ideologias, as mentiras moldaram a nossa época, para o melhor e para o pior: onde estaria a História sem propaganda, sem desinformação, sem dissimulação? Quem são os mentirosos? Chefes de estado, políticos ou líderes militares apoiados pelas suas hierarquias. Eles não têm escrúpulos em mentir na rádio, na televisão, a milhões de pessoas, e até mesmo sob juramento às mais altas autoridades e instituições. Utilizam os serviços secretos, estratégia militar ou agências de comunicação para tornar as suas mentiras mais credíveis.

O único lema é: "quanto maior a mentira, mais pessoas acreditarão!". Nos assuntos de estado, todo e qualquer meio pode ser utilizado para validar ou mascarar uma operação. As mentiras não são apenas uma questão de palavras ou de silêncio, elas envolvem ações práticas e suporte técnico. Toda a equipa é muitas vezes necessária para construir uma ilusão credível. Ao serviço de uma nação mentir significa apenas reinventar o mundo.

 

Rússia

RTP2, sábado, 9 de maio, 22h15

Bailado

Criação do coreógrafo espanhol Marcos Morau (Valencia, 1982) para a companhia espanhola La Veronal. Uma jornada misteriosa no meio da Sibéria, evocando a estética dos anos de 1980 na União Soviética, ilustrada por um fluxo de imagens da época dos filmes mudos, com música de Tchaikovski, Stravinski e North Howling.

O lago Baikal, situado na região sul da Sibéria, é o lago mais profundo do planeta. O seu volume de água é tal que, se fosse derramado na superfície terrestre, esta ficaria coberta com vinte centímetros de altura. "Rússia" é uma imagem em movimento, uma viagem de carro até ao lago Baikal. Os protagonistas têm à sua frente uma estrada que desaparece na floresta. Há neve. "Rússia" é grande e desconhecida. Eles são obrigados a ficar juntos, fechados no interior do veículo. Passam a noite a escutar programas de rádio. A estrada leva-os a estar cada vez mais perto do lago no entanto nunca chegam a vê-lo. Desde o início "Rússia" nasce com a vontade de nunca acabar. "Rússia" é a representação geográfica do medo.

Gravado no Théâtre National de Chaillot.

 

Glória (1999)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 10 de maio, 23h15

Filme

Ivan (Francisco Relvas) vai viver com o pai, Vicente (Jean-Christophe Bouvet), chefe da estação dos caminhos-de-ferro de uma povoação perdida no interior de Portugal. Chove. As matas ainda exalam a memória dos grandes incêndios. O rio corre ao lado da estação. As pessoas vivem a sua vida, cada uma ocupada com as suas tarefas. Glória (Raquel Marques) vive com a ama Teresa (Isabel de Castro), que toma conta das crianças dos emigrantes na casa ao lado da estação. Glória parece estar a afastar-se de tudo e todos. Passa horas a brincar com Ivan por entre serras e ruínas. Vagueia ao sabor de uma estranha atração por Mauro (Ricardo Aibéo), que voltou da prisão. Foi ele que incendiou a casa do irmão Vicente. Agora ameaça-o de novo, rondando a estação. Longe de tudo está o refúgio secreto, único lugar seguro do planeta. Ivan está feliz por partilhar o segredo de Glória, um pequeno abrigo escondido no rio, debaixo da água que separa os mundos, onde apetece ficar.

 

A Terra Vermelha (2014)

RTP2, domingo, 10 de maio, 15h00

Filme

Em Misiones, no nordeste da Argentina, Pierre (Geert Van Rampelberg) lidera a equipa responsável por cortes florestais e plantação de pinheiros de uma multinacional de produção de papel. Nos tempos livres, treina com paixão a equipa juvenil de Rugby local "Los Carpinchos". Na sua profissão, Pierre não tem escrúpulos, corta árvores, queima e espalha agroquímicos na terra para melhorar o desempenho da empresa.

Em Misiones, são inúmeros os recém-nascidos com malformações, cancro e crianças com atrasos mentais. Um médico consegue provar que o uso contínuo de agroquímicos tem causado problemas de saúde na população.

À medida que o movimento de protesto aumenta, Pierre enfrenta a deserção de trabalhadores. Apaixonado por Ana (Eugenia Ramirez Miori), uma jovem professora e ativista que assume a causa da população, Pierre está encurralado e enfrenta uma escolha difícil.

 

O Oportunista

RTP2, domingo, 10 de maio, 22h15

Série

Série britânica de 6 episódios. Um thriller intenso, cheio de reviravoltas inesperadas, sobre segundas oportunidades, família e traição.

Em primeiro lugar mãe, em segundo esposa e por último mulher. Com 60 anos de idade, Julia (Julia Ormond) colocou durante toda a vida as necessidades dos outros em primeiro lugar. Até que conhece Benjamin (Ben Barnes), um copywriter de trinta e poucos anos de idade com um passado misterioso. Mas à medida que a relação dos dois evolui, segredos devastadores são revelados que afetam os já frágeis laços familiares. Será que Julia encontrou finalmente a felicidade que sempre mereceu? Ou será que o complexo e enigmático Benjamin é realmente um interesseiro como pensa a família?

 

Caravaggio

RTP2, domingo, 10 de maio, 23h15

Bailado

Caravaggio (1571-1610), nascido Michelangelo Merisi, entrou para a história devido às suas pinturas de grande intensidade dramática. Ao longo da vida, Caravaggio aventurou-se para além do limite do aceitável. Olhado com admiração pelo seu trabalho e ao mesmo tempo duramente criticado pelo extraordinário realismo na pintura dos seres humanos. Devido à sua personalidade apaixonada, foram muitos os conflitos com as pessoas à sua volta, patrocinadores, e a lei. Uma das suas principais reviravoltas artísticas foi o extremo contraste entre brilho e escuridão, luz e sombra.

Mauro Bigonzetti é um dos principais coreógrafos italianos que se libertou da predominância das companhias de ópera clássicas nos anos 80. Criou as suas coreografias sobretudo para o Aterballetto em Reggio Emilia que lhe granjeou fama mundial.

Mauro Bigonzetti criou a peça Caravaggio em colaboração com o Staatsballett Berlin.