Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (29 de maio a 4 de junho)

Publicado em 26 Mai. 2017 às 18:34, por , em Notícias de Televisão e Séries

Destaques da semana na RTP2 (29 de maio a 4 de junho)

O próximo episódio de "Visita Guiada" visita o Bairro da Lapa, em Lisboa, e dá a conhecer alguma da história daquela zona da cidade que começa a seguir ao grande terramoto de Lisboa, em 1755, quando grande parte da população da cidade ficou sem teto e precisava de casa. O Bairro da Lapa nasce desta circunstância e da iniciativa urbanística das freiras da Ordem da Trindade, as chamadas "Trinas", que neste local possuíam um pequeno convento com uma generosa propriedade agrícola.

À revelia dos planos do Marquês de Pombal, as freiras Trinas lotearam as suas terras e alugaram-nas a gente trabalhadora para nelas construírem as suas casas. Deliberadamente, as Trinas não quiseram fazer negócio com gente rica, ou influente e é assim, com uma população que só mais tarde será burguesa, que nasce o seleto Bairro da Lapa.

Nas belíssimas cozinhas do antigo Convento das Trinas, onde hoje está o Instituto Hidrográfico da Marinha, e pelas ruas do velho Bairro da Lapa, José Sarmento de Matos, olissipógrafo de referência, conta-nos esta e outras surpreendentes histórias sobre a Lisboa nascida das cinzas de 1755.

Segunda, 29 de maio, às 23h12

 

Depois de ter mostrado alguns dos momento mais marcantes dos anos setenta nos Estados Unidos, a RTP2 avança para a década seguinte para relembrar o seu impacto cultural, político e tecnológico nos dias de hoje em "Os Anos 80".

Uma altura em que o mundo prendeu a respiração até à Guerra Fria entre duas superpotências nucleares chegar a um fim quase milagroso e pacífico. Foi também a era em que se enfrentou um vírus misterioso que desafiou uma cura e desencadeou uma pandemia global. Onde vimos os corretores de Wall Street transformaram-se em estrelas à medida que o mercado da bolsa explodia e os "lentos" anos 70 deram lugar aos "acelerados" anos 80.

Terça, 30 de maio, às 23h30

Underfire: A história desconhecida do Soldado Tony Vaccaro

"Underfire: A história desconhecida do Soldado Tony Vaccaro" é um premiado documentário de Max Lewkowicz sobre Tony Vaccaro que retrata a vida e a visão do fotógrafo que teve dois papéis importantes durante a Segunda Guerra Mundial: foi soldado de infantaria e combateu nas linhas da frente deste conflito, mas o que mais o evidenciou foi o seu trabalho como fotógrafo, tendo tirado mais de oito mil fotos da guerra.

Quarta, 31 de maio, às 23h00

 
Em mais um episódio da série que mostra alguns locais paradisíacos de Portugal, "Paraíso" viaja até ao Jardim da Lagoa Formosa, na Praia do Pego (Comporta). A Costa Alentejana é fértil numa vegetação de resistentes e curiosas plantas autóctones. Por ali existe o jardim de Maria Antónia Almeida, arquiteta paisagista determinada a fazer do local um deleite ligado à paisagem local.

Quinta, 1 de junho, às 23h00

The Spirit of '45

No documentário "O Espírito de 45", Ken Loach lança a sua visão sobre a vitória do Partido Trabalhista nas eleições que tiveram lugar no Reino Unido pouco tempo após o fim da Segunda Grande Guerra. Retrata o que se passou especificamente no Reino Unido, com recurso a diversas narrativas e registos históricos que revelam a peculiaridade do espírito dessa época, demonstrando de que forma esse entusiasmo e esperança no futuro pode ser inspirador para os dias de hoje.

Sexta, dia 2 de junho, às 23h00

 

Jonas Kaufmann, tenor lírico de origem germânica, presta homenagem à cultura que inspirou inúmeras melodias imortais para muitos tenores no concerto "Jonas Kaufmann - Minha Itália". Um espetáculo gravado no Teatro Carignano, em Turim, com a Orquestra Sinfónica Nacional da RAI, sob a direção do maestro Jochen Rieder, que abrange o pop italiano, canções tradicionais e napolitanas.

Sábado, dia 3 de junho, às 22h05