Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (22 a 28 de fevereiro 2021)

Publicado em 22 Fev. 2021 às 11:39, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Destaques da semana na RTP2 (22 a 28 de fevereiro 2021)

Nos próximos sete dias, a RTP2 propõem acompanhar Joanna Lumley a locais menos conhecidos do Japão, a assistir a documentários sobre a escritora Elena Ferrante e sobre os filhos dos nazis, e a ver filmes de Mia Hansen-Love, Abel Ferrara e dos grandes mestres do anime.

A semana na RTP2 inclui a estreia das séries documentais "O Japão com Joanna Lumley", onde a atriz britânica vive uma extraordinária aventura por alguns dos lugares menos conhecidos das ilhas do Japão; e "Maravilhas da UNESCO", uma viagem por locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.

"A Febre Ferrante" debruça-se sobre o universo literário de Elena Ferrante, um dos maiores fenómenos da literatura do século XXI; e "As Guerras Nunca Acabam" relata a história chocante das crianças nascidas da guerra, vítimas inocentes rejeitadas pela comunidade e pelo governo por serem portadores de "genes nazis". Ainda na zona documental, Catarina Mourão assina "Ana e Maurizio", um retrato da artista plástica Ana Marchand.

Nas noites de cinema, são exibidos "Um Amor de Juventude", da cineasta francesa Mia Hansen-Love, sobre a separação, a passagem do tempo e a força dos sentimentos; "Pasolini", do norte-americano Abel Ferrara, sobre o último dia do grande poeta italiano Pier Paolo Pasolini; "Jaime", do português António-Pedro Vasconcelos, a história de um rapaz que trabalha de noite, às escondidas dos pais; e "Mustang" da cineasta turco-francesa Deniz Gamze Ergüven, sobre a fraternidade e o desejo de liberdade.

No fim-de-semana, a RTP2 recupera mais dois filmes importantes da animação japonesa. "Kiki, A Aprendiz de Feiticeira", de Hayao Miyazaki, e "O Reino dos Gatos", de Hiroyuki Morita.

A terminar a semana estreia a ópera "The Indian Queen" versão inédita da última obra-prima do compositor inglês Henry Purcell, na visão do encenador Peter Sellars; e o concerto do cantor e compositor britânico Michael Kiwanuka, "Ao Vivo no Festival Baloise".

Um Amor de Juventude (2011)

RTP2, segunda, 22 de fevereiro, 23h05

Filme

Filme da cineasta francesa Mia Hansen-Love ("Éden", "O Que Está Por Vir", "O Pai das Minhas Filhas"), sobre a separação, a passagem do tempo, a força dos sentimentos e o destino.

Paris, Inverno de 1999. Camille (Lola Créton), de 15 anos de idade, e Sullivan (Sebastian Urzendowsky), de 19, vivem uma intensa paixão. Contudo, no final do Verão, Sullivan decide partir numa longa viagem pela América do Sul. Camille fica desesperada e entrega-se à tristeza. Quatro anos depois, Camille, agora estudante de arquitetura, conhece Lorenz (Magne-Havard Brekke), um arquiteto bastante mais velho, que é também seu professor, e com quem acaba por viver uma feliz história de amor. Quando Sullivan regressa a Paris e a procura, Camille sente que tudo o conquistou é subitamente posto em causa e fica dividida entre duas pessoas que, sendo diametralmente opostas, parecem complementar-se.

Maravilhas da UNESCO (estreia)

RTP2, terça, 23 de fevereiro, 20h40

Série documental

Uma incrível excursão de 6 episódios pelos edifícios mais sumptuosos alguma vez construídos pelo Homem e por locais naturais maravilhosos classificados como Património Mundial pela UNESCO. De obras-primas artísticas e arquitetónicas de Veneza ao palácio de Alhambra em Granada, ou a joias culturais como as vertiginosas torres humanas da Catalunha, visitamos tesouros incomparáveis que contam não apenas a história do nosso planeta, mas também a da Humanidade. Em cada episódio visitamos um país à descoberta da beleza intrínseca de locais notáveis que testemunham o modo como a história e a geografia os marcaram indelevelmente. Vamos conhecer pessoas que trabalham apaixonadamente nos bastidores para resgatar esses monumentos excecionais. Através desta jornada pelos locais mais poéticos da terra, observamos como está lentamente a mudar o paradigma no que diz respeito à nossa grande responsabilidade por esta herança inestimável que nos foi confiada e que por sua vez iremos legar.

A Febre Ferrante – estreia

RTP2, terça, 23 de fevereiro, 23h35

Documentário

Elena Ferrante é o nome por detrás de um dos maiores fenómenos da literatura do século XXI, mas a sua verdadeira identidade é mantida secreta pelos seus editores. A sua popularidade foi desencadeada por uma série de quatro romances passados em Nápoles, que começa com "A Amiga Genial", de 2011, e prossegue com "História do Novo Nome", "História de Quem Vai e de Quem Fica" e "História da Menina Perdida". Simultaneamente aclamada pelo público e pela crítica especializada, a saga transformou-se num tremendo sucesso internacional. Da autora, pouco ou nada se sabe, especula-se que seja mulher, que viva em Nápoles, e que tenha começado a escrever no início dos anos 90. Através de testemunhos de críticos, editores, livreiros e autores célebres, como Roberto Saviano, Elisabeth Strout ou Jonathan Franzen, o documentário de Giacomo Durzi revela a complexidade do universo literário de Elena Ferrante, o seu extraordinário sucesso, e tenta traçar o seu retrato.

As Guerras Nunca Acabam (estreia)

RTP2, na noite de quarta para quinta, 25 de fevereiro, 00h05

Documentário

A guerra é um inferno, mas para as crianças, filhas de ocupantes e ocupados, o inferno começa quando chega a paz e dura a vida toda. O documentário de Dheeraj Akolkar revela as lutas diárias de cinco crianças vítimas inocentes nascidas da Segunda Guerra Mundial. Histórias de discriminação e abuso decorrentes das escolhas das mães e das ações dos pais, soldados nazis encorajados a ter filhos com mulheres norueguesas para fortalecer a raça ariana. Após o fim da Guerra, muitas dessas crianças inocentes ficaram sem proteção e foram tratadas como um alvo fácil. 70 anos depois, cinco crianças norueguesas quebram o silêncio e partilham as suas impressionantes histórias. Revelam o abuso que sofreram por serem portadores de "genes nazis" e a discriminação sistemática que enfrentaram, rejeitadas pela comunidade e pelo governo. Testemunhos vivos dos crimes atrozes cometidos em tempos de paz, falam do seu profundo desejo de justiça, de fazer a diferença e proteger as futuras crianças nascidas da guerra.

Ana e Maurizio (2020) - estreia

RTP2, quinta, 25 de fevereiro, 23h05

Documentário

A artista plástica Ana Marchand (Porto, 1947) redescobre um livro da sua infância. Um livro escrito por um tio-avô, com fotografias de fazer sonhar, que relata uma viagem pelo Congo. A partir desse livro, o documentário de Catarina Mourão ("Pelas Sombras", "A Toca do Lobo", "O Mar Enrola na Areia") revela-nos uma jornada de autodescoberta, pelos caminhos da odisseia e da memória, de uma linhagem e de uma família ao longo de séculos pela Ásia. Ana Marchand sempre se sentiu um pouco deslocada na família. De onde lhe viria o amor pela arte e pela viagem? Em jovem viu um livro de viagens escrito pelo seu tio, Maurizio Piscicelli, e finalmente compreendeu. Catarina Mourão acompanha Ana na sua travessia familiar e espiritual. Quem foi Maurizio? Quem é Ana? O rosto de um, o do outro. A reencarnação são as várias vidas que vivemos. "Ana e Maurizio" é um delicado circuito de olhares, uma viagem entre tempos, gerações e imagens.

Pasolini (2014)

RTP2, sexta, 26 de fevereiro, 23h40

Filme

Filme do cineasta norte-americano Abel Ferrara sobre o último dia do grande poeta italiano Pier Paolo Pasolini. Com Willem Dafoe, Riccardo Scamarcio, Ninetto Davoli e Maria de Medeiros.

Um dia, uma vida. Roma, na noite de 2 de novembro de 1975, o grande poeta e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini é assassinado. Pasolini é um símbolo de uma arte que batalha contra o poder. Os seus escritos são escandalosos, os filmes são perseguidos pela censura, muita gente o ama e muitos o odeiam. No dia da sua morte, Pasolini passa as últimas horas com a sua amada mãe, mais tarde com os amigos mais próximos, e finalmente sai para a noite no seu Alfa Romeo em busca de aventura na cidade eterna. Pela aurora, Pasolini é encontrado morto numa praia em Ostia nos arredores da cidade. Num filme flutuante e visionário, uma mistura de realidade e imaginação, Abel Ferrara reconstrói o último dia do grande poeta.

Kiki, A Aprendiz de Feiticeira

RTP2, sábado, 27 de fevereiro, 13h15

Filme de Animação

Realizado pelo mestre japonês Hayao Miyazaki ("As Asas do Vento", "Totoro", "A Princesa Mononoke", "A Viagem de Chihiro").

Kiki, uma aprendiz de feiticeira, acaba de completar 13 anos de idade e, tal como manda a tradição para terminar o seu treino de bruxa, tem de deixar a casa e passar um ano sozinha numa cidade. Despedindo-se da mãe e do pai, Kiki parte na vassoura, levando consigo o seu fiel companheiro Jiji, um gato preto falante. Quando chega a Korico, Kiki inicia o seu próprio negócio, tirando partido da única magia que sabe fazer: voar numa vassoura. Um serviço de entrega de encomendas ao domicílio que lhe vai permitir fazer novas amizades e viver grandes aventuras.

Mustang (2015)

RTP2, sábado, 27 de fevereiro, 15h55

Filme

Primeiro filme da cineasta turco-francesa Deniz Gamze Ergüven (Ancara, 1978). Uma história emocionante sobre a fraternidade e o desejo de liberdade.

No início do verão, numa aldeia no norte da Turquia, Lale e as suas quatro irmãs, que terminaram as aulas, divertem-se na praia com alguns colegas da escola. O seu comportamento, apesar de inocente, provoca um escândalo de consequências inesperadas. Órfãs de pai e mãe, as cinco irmãs estão à guarda da avó conservadora e à mercê dos caprichos do tio retrógrado. A casa da família transforma-se lentamente numa prisão, a escola é substituída por aulas de tarefas domésticas, de culinária, e os seus casamentos começam a ser arranjados. Movidas pelo mesmo desejo de liberdade, as cinco irmãs procuram por todos os meios contornar as regras e os limites que lhes são impostos. "Mustang", como os cavalos selvagens, retrata a adolescência bela e indomável destas cinco heroínas.

The Indian Queen (estreia)

RTP2, sábado, 27 de fevereiro, 22h10

Ópera

Versão inédita da última obra-prima do compositor inglês, na visão do encenador Peter Sellars.

Henry Purcell morreu em 1695, deixando inacabada a ópera "The Indian Queen". O seu irmão, Daniel, completou apressadamente e com pouca inspiração a rica, visionária e transcendental partitura do grande compositor inglês. Alguns séculos depois, o encenador norte-americano Peter Sellars imaginou uma versão nova e inédita da última obra-prima de Purcell, incluindo algumas das canções mais brilhantes de Purcell, com um novo libreto adaptado de "La niña blanca y los pajaros sin tortas" da romancista nicaraguense Rosario Aguilar. O libreto original, de John Dryden, situava-se nas cortes de Lima e do México antes da invasão espanhola, revelando como uma história de amor impossível entre a rainha dos astecas e o general dos incas provocaria um conflito imaginário entre os dois povos. A visão de Peter Sellars é mais política, o encenador entrelaça música, dança, literatura, teatro e artes visuais para descrever o primeiro contacto entre os europeus e os Maias do Novo Mundo, uma narração pessoal e coral da Conquista através da vida de duas mulheres que criaram uma nova cultura.

Jaime (1999)

RTP2, na noite de sábado para domingo, 27 de fevereiro, 01h25

Filme

Filme do cineasta português António-Pedro Vasconcelos (Leiria, 1939) que conta a "aventura" de Jaime, um miúdo que trabalha de noite, às escondidas dos pais, convencido que o dinheiro lhes poderá devolver a felicidade.

Ulisses e Jaime são dois jovens adolescentes que trabalham clandestinamente. Um porque a família o obriga e o outro porque está convencido que o dinheiro lhe poderá devolver a felicidade. Com ele pode comprar uma mota para o pai que assim pode encontrar emprego e reconciliar-se com a mãe.

Madrugada. Padaria no Porto. No meio dos adultos, alguns miúdos fazem pão. Um deles trabalha com uma máquina. Um grito de dor lança a confusão. Maldizendo a sorte, o patrão transporta a criança ferida ao hospital. Jaime (Saúl Fonseca) acompanha-os. Carrega na mão um saco de gelo com os dedos decepados do amigo. A violência da cena não perturba o sangue frio do patrão que despede Jaime para evitar problemas com a Inspeção do Trabalho. Jaime não aceita que os pais estejam separados e tudo irá fazer para os juntar de novo.

Com Saúl Fonseca, Fernanda Serrano, Joaquim Leitão, Sandro Silva, Vítor Norte, Guilherme Leme, Nicolau Breyner, Rogério Samora e Pompeu José.

O Reino dos Gatos (2002)

RTP2, domingo, 28 de fevereiro, 13h40

Filme de Animação

Realização do japonês Hiroyuki Morita.

Haru é uma adolescente que vive entediada e frustrada com a vida de estudante na moderna cidade de Tóquio. Um dia, ao regressar a casa, salva um misterioso gato da morte certa numa rua movimentada, mas Haru não faz ideia da extraordinária cadeia de eventos que se seguem. O gato que salvou é o príncipe herdeiro de um reino encantado, o Reino dos Gatos. A convite do Rei dos Gatos, Haru viaja para esta terra notável, onde é recebida com inúmeros presentes, numa manifestação de gratidão dos seus cidadãos felinos. Mas quando descobre que o rei tenciona casá-la com o filho, Haru planeia a sua fuga com a ajuda do Barão von Gikkingen e do seu leal subordinado. Mas eis que, aos poucos, Haru se vai parecendo cada vez mais com um gato. Conseguirá Haru resistir aos perigosos encantos do Reino dos Gatos, manter a sua identidade e regressar ao seu mundo?

O Japão com Joanna Lumley (estreia)

RTP2, domingo, 28 de fevereiro, 18h50

Série documental

A atriz britânica Joanna Lumley leva-nos numa extraordinária viagem de 3 episódios pelo Japão, desde os mares gelados da Sibéria, no Norte, até às ilhas subtropicais, no Sul. Com a sua curiosidade natural e narrativa envolvente, Joanna leva-nos numa aventura por alguns dos locais menos conhecidos das 6800 ilhas místicas do Japão. Uma jornada que começa nas temperaturas abaixo de zero de Hokkaido, lar de alguns dos animais selvagens mais belos e ameaçados de extinção, e por Honshu, coração cultural do Japão. Segue viagem para sul, visitando a expansão metropolitana de Tóquio, a antiga capital Kyoto, com os seus deslumbrantes templos e santuários, a cidade de Nagasaki, com o seu passado trágico, a antiga ilha de mineração, património mundial, e alguns dos vulcões mais ativos do Japão. Uma jornada épica que termina nas idílicas praias de Kohama, uma das ilhas do Pacífico mais remotas do Japão e lar de uma 'banda de raparigas' com uma média de idades de 84 anos. Das montanhas rústicas às extensas cidades metropolitanas, viajando de barco, comboio, avião e a pé, Joanna Lumley leva-nos à descoberta de um país de extremos e oferece-nos uma visão única das encantadoras ilhas do Japão, das pessoas e da sua rica cultura.

Michael Kiwanuka ao Vivo no Festival Baloise (estreia)

RTP2, domingo, 28 de fevereiro, 23h00

Concerto

Michael Samuel Kiwanuka é um cantor, compositor e produtor musical britânico de indie e folk rock. O álbum de estreia de 2012, "Home Again", foi disco de ouro no Reino Unido e o segundo álbum, "Love & Hate", estreado em 2016 foi número um. Kiwanuka foi nomeado para vários prémios, incluindo o Brit Awards, MTV Europe Music Awards, Mercury Prize, BBC Music Awards, e galardoado em 2012 com o BBC's Sound.