Cartaz de cinema

Destaques da semana na RTP2 (15 a 21 de março 2021)

Publicado em 12 Mar. 2021 às 11:56, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Destaques da semana na RTP2 (15 a 21 de março 2021)

As propostas semanais da RTP2 que incluem séries, documentários, filmes, teatro e música.

Nesta semana, por ocasião do aniversário da morte de Stanley Kubrick, a RTP2 estreia o documentário "Kubrick na Voz de Kubrick", uma visão pessoal de um dos mais consagrados cineastas de todos os tempos. O canal assinala também o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial com o documentário "Sensação de Liberdade" que conta a história de seis inspiradoras artistas afro-americanas, ativistas dos direitos civis.

Por estes dias chegam ainda duas séries, a policial finlandesa "Ventos Contrários" que combina investigação, crime e drama pessoal; e a comédia italiana "O Ninho".

O programa "Visita Guiada" regressa para novas viagens através da história da cultura portuguesa e o documentário "Portugal Oeste Selvagem" leva os espectadores pelas paisagens e diversisade de espécies nesta zona do país.

Ainda na área documental, assinala-se a estreia de "A Mãe e o Mar", de Gonçalo Tocha, que resgata uma tradição quase perdida das mulheres pescadoras da praia de Vila Chã; de "As Últimas Horas de Pompeia" que traz novas descobertas sobre a vida e o destino da cidade romana; de "Humanidade Feita À Medida", que revela as mais recentes descobertas da engenharia genética; e de "Megaestruturas: O Génio de Gustave Eiffel" que destaca as criações mais notáveis de Gustave Eiffel.

Nas noites de cinema serão exibidos "In My Room: No Meu Quarto", do alemão Ulrich Köhler, o drama pós-apocalíptico de um homem sozinho no mundo; "Ou Nadas Ou Afundas", do francês Gilles Lellouche, comédia dramática sobre um grupo de homens que decide criar uma equipa de natação sincronizada; e "Tudo Isto É Fado",  do cineasta português Luís Galvão Teles, que conta as aventuras e desventuras de dois jovens amigos.

No fim-de-semana há ainda tempo para "Casa Pierre Cardin" que revela a mente de um dos maiores ícones da moda; e "Freud 2.0 - O Destino de Teorias que Mudaram o Mundo", que coloca à prova o pensamento do pai da Psicanálise.

Por fim, estreia a peça de teatro de Beatriz Brígida Melo, "Simão na Antártida", uma fábula irrequieta que tenta perceber o que nos torna diferentes uns dos outros; e o espetáculo "Darts of Pleasure: Franz Ferdinand ao Vivo na BBC".

Tudo para ver na RTP2 e também disponível no RTP Play.

 

Portugal Oeste Selvagem (estreia)

RTP2, segunda, 15 de março, 16h00

Documentário

Imagine uma terra onde picos gelados e acidentados desaguam numa série de cascatas. Onde matilhas de lobos rondam antigos cavalos selvagens, e carnívoros trepadores mantêm florestas inteiras no limite. Este é um lugar onde a sobrevivência é reservada para aqueles com os sentidos mais apurados ... e os mais rápidos. Este é o Oeste selvagem - o Oeste selvagem da Europa. Documentário cativante que conta a história do extremo sudoeste do continente. Cercado por montanhas cobertas de neve a norte, a costa rochosa do Atlântico a oeste e as praias quentes e arenosas da costa sul do Algarve, os locais selvagens de Portugal sobreviveram em grande parte isolados do resto do mundo. Este canto afastado da Europa revela uma variedade impressionante de fauna e flora numa diversidade surpreendente de paisagens.

 

As Últimas Horas de Pompeia (estreia)

RTP2, segunda, 15 de março, 20h30

Documentário

Parte de Pompeia permanece ainda oculta. Em junho de 2018 teve início a uma nova missão científica, a primeira a esta escala nos últimos 70 anos. Uma grande campanha arqueológica que através das mais recentes tecnologias revela o prestígio desta cidade romana. O objetivo foi proteger o local visitado anualmente por mais de 3 milhões de turistas, e que está sob ameaça de colapso, mas também alargar a investigação à escavação de três novas áreas. O documentário de Pierre Stine acompanhou os trabalhos, ao longo de 10 meses, e revela pela primeira vez partes inexploradas da cidade. Os especialistas trabalham no campo à procura de pistas em torno do desastre que destruiu a cidade no ano 79 da nossa Era, a erupção do Vesúvio, e revelam novas descobertas sobre o primeiro grande terremoto que abalou Pompeia. Com o uso de tecnologias de ponta e sequências de ficção, o documentário traz novas revelações sobre a vida e o destino da cidade, no auge da civilização romana, e sobre as últimas horas daqueles cuja vida parou brutalmente há quase 2000 anos.

 

Ventos Contrários (estreia da série)

RTP2, segunda, 15 de março, 22h10

Série

 Série policial finlandesa de 12 episódios.

Meses depois de ter sofrido uma perda trágica, a morte repentina do marido, a detetive Sofia Karppi (Pihla Viitala) regressa ao trabalho. Sozinha, com dois filhos adolescentes para cuidar, luta para conciliar a vida familiar e profissional. A situação complica-se quando o corpo de uma mulher é encontrado numa obra. A investigação desencadeia uma série de eventos misteriosos que ameaçam destruir novamente a vida de Sofia. Uma empresa de construção de Helsínquia, que planeia um bairro que gera a sua própria energia com um parque privado de turbinas eólicas, está na mira da investigação, o que leva a que Karppi e o novo parceiro questionem as políticas ambientais, a corrupção e segredos pessoais. A detetive identifica-se cada vez com a jovem assassinada e assume riscos que não devia. Não vai ser fácil conciliar os perigos da profissão com os seus dramas pessoais.

 

Visita Guiada (estreia da 11ª temporada)

RTP2, segunda, 15 de março, 22h55

Série documental

Uma visita guiada pela história da cultura portuguesa, com Paula Moura Pinheiro, que recomeça na vila portuguesa de Freixo de Espada à Cinta.

Entre as povoações portuguesas da raia, Freixo de Espada à Cinta, no nordeste trasmontano, é talvez a mais isolada. Ninguém passa por Freixo se não quiser lá ir. A situação geográfica ditou um destino singular para as gentes de Freixo e esculpiu-lhes o carácter. De D. Afonso Henriques a Guerra Junqueiro, um filho de Freixo, passando pela invasão dos judeus fugidos das Espanhas no séc. XVI, eis uma visita obrigatória, guiada pelo investigador freixenista Jorge Duarte.

 

In My Room: No Meu Quarto (2018) – estreia

RTP2, na noite de segunda para terça, 16 de março, 0h00

Filme

Filme do cineasta alemão Ulrich Köhler.  

Armin (Hans Löw) é um homem indeciso e imaturo, cuja vida livre e boémia se está a tornar pouco digna. Trabalha como freelancer, mal conseguindo juntar uns míseros trocos para pagar a renda da sua fétida cama, e frequenta festas noturnas onde se relaciona com mulheres muito mais jovens, cujas mães conheceu noutras festas de há uma geração. Um dia, enquanto recupera de uma ressaca, Armin repara que tudo mudou e que, para sobreviver, também terá de mudar. De um dia para o outro, toda a humanidade desapareceu e Armin é a última pessoa que resta viva no mundo. Vagueia sozinho por uma paisagem sem pessoas, carros parados no meio da estrada e edifícios vazios, até que encontra alguém que também sobreviveu.

Kubrick na Voz de Kubrick (estreia)

RTP2, terça, 16 de março, 23h25

Documentário

Stanley Kubrick (1928-1999) foi um dos mais importantes realizadores da história do cinema e quase tudo já foi dito sobre ele. Biografias e documentários analisaram a sua vida e obra, mas o próprio nunca foi ouvido e para muitos permanece um mistério. Ao longo da vida não terá dado mais do que uma dezena de entrevistas, diz-se que era tímido, que não gostava de explicar os seus filmes, que não apreciava a imprensa. Pela primeira vez, um documentário dá voz ao cineasta e deixa que ele próprio conte a sua visão do mundo. Graças a Michel Ciment, crítico de cinema, internacionalmente conhecido como um especialista de Kubrick, e a um acordo excecional da família, foi possível aceder a uma série de entrevistas raras gravadas ao longo dos seus 30 anos de amizade. Essas entrevistas exclusivas são o ponto de partida para o documentário de Grégory Monro onde, através de imagens de arquivo, temos a oportunidade única de compreender, pela voz do próprio, a obra de um dos maiores criadores da história do cinema e, talvez, de um dos mais enigmáticos.

 

Humanidade Feita À Medida (estreia)

RTP2, quarta, 17 de março, 20h35

Documentário

Desde 2012, a engenharia genética entrou numa nova era com a invenção de uma ferramenta molecular revolucionária, chamada CRISPR_Cas9, capaz de cortar e modificar o DNA de qualquer organismo vivo com uma simplicidade desconcertante. Aplicações impressionantes são agora possíveis, como erradicar a malária, a SIDA e certas doenças genéticas, mas também se torna possível "programar" por encomenda embriões animais ou humanos. O impacto económico de tal descoberta é avassalador e colocam-se questões éticas fundamentais. CRISPR-Cas9 abre todo um novo campo de possibilidades para o futuro. Podemos imaginar seres humanos "aprimorados"? Podemos forjar a vida e a evolução de acordo com as nossas necessidades?

Em outubro de 2020, Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna foram distinguidas com o Prémio Nobel de Química. Em maio de 2018, Emmanuelle Charpentier e Christine Petit foram distinguidas com o prestigiado Prémio Kavli, pela sua grande contribuição para a descoberta da tesoura molecular CRISPR. Um prémio que reconhece descobertas inovadoras na ciência que irão beneficiar a humanidade.

 

Megaestruturas: O Génio de Gustave Eiffel (estreia)

RTP2, quinta, 18 de março, 20h35

Documentário

 

A Torre Eiffel, que tem o nome do seu criador, não foi a única estrutura projetada por Gustave Eiffel (1832-1923). O engenheiro francês imaginou, projetou e supervisionou nada menos que 350 obras em todo o mundo. Recorrendo a soluções e técnicas inovadoras, Eiffel deu início a uma revolução arquitetónica em todas as áreas, que permitiu erguer algumas das mais belas construções do século passado. Construiu pontes, ferrovias, viadutos e também estações de comboio por todo o mundo. O surgimento da metalurgia, graças à leveza e flexibilidade do material, permitiu a criação de estruturas cada vez mais altas e complexas. O documentário de Sigrid Clément destaca as megaestruturas mais notáveis de Eiffel que marcaram a era moderna.

A Mãe e o Mar (estreia)

RTP2, quinta, 18 de março, 22h55

Documentário

Documentário de Gonçalo Tocha.

Na senda de um mito real e perdido no lugar da praia de Vila Chã, em Vila do Conde, procuramos as mulheres do mar chamadas "pescadeiras", num dos poucos lugares do mundo com mulheres arrais. Mas onde estão elas? E onde estão os 120 barcos de pesca artesanal? Sobram 9 barcos e uma única mulher "pescadeira". Em terra de brava gente do mar, filma-se a paixão da pesca, a paixão do mar.

Rodado na região de Vila do Conde, o filme resgata uma tradição quase perdida das mulheres pescadoras da praia de Vila Chã, representadas por Glória, a única sobrevivente dessa lide. Através de conversas, o documentário revela como as "pescadeiras" que antecederam Glória desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando as suas vidas à faina "e ao amor pelo mar".

 

Ou Nadas Ou Afundas (2018)

RTP2, sexta, 19 de março, 22h55

Filme

Filme do cineasta francês Gilles Lellouche.

Bertrand (Mathieu Amalric) atravessa uma profunda crise de meia-idade e sofre de depressão. Depois de tomar uma série de medicamentos que não serviram de nada, começa a frequentar a piscina municipal do bairro onde vive. Na piscina, conhece outros homens com histórias parecidas com a sua. O grupo de quarentões decide então formar uma peculiar equipa de natação sincronizada masculina. Enfrentado o ceticismo e o gozo de todos, e treinados por uma ex-campeã da modalidade, também ela a enfrentar vários problemas na vida, lançam-se numa aventura improvável, participar no campeonato mundial de natação sincronizada. Pelo caminho, Bertrand e os amigos irão recuperar a autoestima, descobrir bastante sobre si próprios, sobre os outros, e encontrar um novo propósito para as suas vidas.

Casa Pierre Cardin

RTP2, sábado, 20 de março, 15h55

Documentário

Todos conhecemos a icónica marca Pierre Cardin, mas sabemos muito pouco sobre o homem por trás dela. O documentário de David Ebersole e Todd Hughes procura responder à pergunta: Quem é Pierre Cardin? Qual a história por trás desse ícone lendário? Pierre Cardin (1922-2020) mudou para sempre o mundo da moda. Libertou as mulheres das roupas delineadas e introduziu novas formas, estilos e cores. Foi pioneiro na passagem da alta costura para o pronto-a-vestir e trouxe o design para outros artigos além da roupa. Das suas origens humildes na Itália rural até ao legado que deixou no mundo da moda, uma rara visão da mente de um génio que revela a vida e as criações de Pierre Cardin. No ocaso de uma carreira gloriosa, Cardin concede entrevistas inéditas e acesso exclusivo aos seus arquivos e império.

Freud 2.0 - O Destino de Teorias que Mudaram o Mundo

RTP2, sábado, 20 de março, 20h05

Documentário

Será que as ideias e teorias de Sigmund Freud ainda são relevantes? Mais de 80 anos depois da sua morte, o documentário coloca à prova o pensamento do pai da Psicanálise.

A 23 de setembro de 1939, há mais de 80 anos, morria Sigmund Freud (1856-1939). Um dos grandes pensadores do século XX, Freud revolucionou a nossa compreensão da psique e mudou para sempre o modo como encaramos a mente humana, a personalidade e as relações familiares. Mas o que resta hoje das suas teorias e da Psicanálise? Conceitos como Inconsciente, Libido ou Complexo de Édipo, que chocaram a Europa no final do século XIX e influenciaram o século XX, continuam válidos? Para perceber o que é ainda relevante e o que está ultrapassado no pensamento de Freud, escolhemos alguns dos mais conhecidos conceitos da psicanálise para testar se podem ser aplicadas na sociedade atual, aos jovens de cidades ultramodernas como Nova Iorque, Berlim, Paris, Milão ou Londres. Através de testemunhos de pessoas na rua, de filósofos, psicanalistas e artistas, o documentário coloca à prova o pensamento freudiano e a relevância das ideias nascidas na Viena autoritária e sexualmente repressiva da "Belle Époque". Com alguma surpresa: fenómenos contemporâneos - como o "Hikikomori", que leva os jovens a fecharem-se em casa sem saírem dos quartos, até ataques suicidas de fundamentalistas islâmicos - podem ser mais bem compreendidos com as ferramentas desenvolvidas pelo autor de "A Interpretação dos Sonhos". Uma viagem conduzida por Esther Freud, bisneta de Sigmund e filha do pintor Lucien Freud.

O Ninho (estreia da série)

RTP2, sábado, 20 de março, 21h00

Série

Série italiana de 12 episódios.

A história do choque entre dois conceitos de vida. Uma, a do advogado empresarial Michele Venturi que leva em conta apenas as suas necessidades e concebe a vida como uma guerra de todos contra todos. A outra, representada pelo "cohousing", onde Michele é forçado a prisão domiciliar, que se opõe a esta visão de mundo e a considera até como o principal caminho para o abismo.

Michele é um advogado cínico que prospera em negócios, muitas vezes casuais, de legalidade duvidosa, até que um dia é preso ao ser apanhado pela polícia com 25 milhões de euros em dinheiro. Apesar de alegar não saber de nada, que o carro é alugado e que o dinheiro já lá estava, o Promotor Público responsável pelo caso está convencido de que há muito mais e confirma a prisão preventiva. Como todas as casas do Dr. Venturi estão apreendidas, Michele não tem outra alternativa a não ser ir morar no "cohousing" administrado pela ex-mulher Eleonora, com quem as relações foram rompidas há muito. O "cohousing", para além de uma filosofia de vida, é um modelo de convivência solidária e eco sustentável, onde coabitam diferentes famílias que compartilham espaços, serviços e consumo.

Michele vê-se catapultado para um mundo radicalmente diferente do seu, do qual não pode sair nem sequer comunicar com o exterior, e com regras e valores com os quais deve aprender a conviver se quer ser novamente "livre". O advogado tentará, de todas as maneiras possíveis, retomar os negócios lucrativos, valendo-se da boa-fé dos hóspedes. Mas, ao tomar conhecimento de ataques furtivos que podem levar ao encerramento do "cohousing", Michele coloca à disposição da comunidade toda a sua capacidade de lutar, de formas mais ou menos desonestas, para não ir parar à prisão. Tanto Michele quanto toda a comunidade, porém, desconhecem um detalhe: o Promotor Público induziu-o a viver no "cohousing" para vigiar as suas tentativas de comunicar com o exterior e descobrir toda a rede de ilícitos. Mas nesta investigação, os dois agentes que o intercetam acabam por se envolver emocionalmente (e não só) nos acontecimentos de todos os residentes.

 

Simão na Antártida (estreia)

RTP2, sábado, 20 de março, 22h10

Teatro

Peça de teatro de Beatriz Brígida Melo, encenação e direção de atores de Flávia Gusmão, com Ana Cris, Flávia Gusmão, Marta Félix, Nuno Gil, Raquel Rocha e Venâncio Calisto.

O que nos torna mais diferente dos outros ou o que nos torna mais iguais a outros? Com passos apressados e vontade de conhecer a Antártida três pinguins vêm-se perante algo que não eles mesmos, a estranheza do desconhecido leva-os a questionar: o que é afinal ser um pinguim? Começa então a aventura, as provas e os desafios numa busca incessante por uma resposta que tem de ir contra monstros e alguns percalços pelo caminho. Será que há uma resposta correta ou melhor, será que eles encontram a resposta? São estas algumas das questões que num cenário gelado e numa fábula irrequieta tentaremos responder.

 

Tudo Isto É Fado (2004)

RTP2, sábado, 20 de março, 22h50

Filme

Filme do cineasta português Luís Galvão Teles ("Dot.Com", "A Confederação", "Elas").

As aventuras e desventuras de dois jovens amigos (Ângelo Torres e Danton Mello), entre Lisboa e o Rio de Janeiro, que lutam contra o fado que os condenou a uma vida de pequenos malandros. Certo dia, porém, uma mulher fatal (Ana Cristina Oliveira), de revólver em punho, atravessa-lhes no caminho e leva-os até Reis (João Lagarto), um escritor de livros policiais de quem se diz que comete os crimes sobre os quais escreve. Juntos vão preparar o golpe das suas vidas, roubar um quadro de uma exposição de arte falsa. Depois de recrutados os cúmplices só falta marcar a data. E que melhor dia para entrar em ação do que a noite da final do Campeonato do Mundo de Futebol, em que milhões de portugueses, colados aos televisores, só querem saber se seremos ou não campeões e se, finalmente, venceremos o nosso triste fado. Quem diz que o crime não compensa?

 

Sensação de Liberdade (estreia)

RTP2, domingo, 21 de março, 15h00

Documentário

A verdadeira história de seis estrelas afro-americanas, mulheres pioneiras que remodelaram a indústria do entretenimento com a sua arte e ativismo e que ainda hoje continuam a inspirar o empoderamento feminino negro. Baseado no livro "How it Feels to be Free: Black Women and the Civil Rights Movement" de Ruth Feldstein, o documentário revela como seis mulheres negras usaram a sua celebridade para mudar a história, promovendo o movimento pelos direitos civis e remodelando a narrativa da identidade negra feminina em Hollywood.

Um documentário inspirador que revela, através de arquivos inéditos e entrevistas, as vidas de Lena Horne, cantora, dançarina e atriz; Nina Simone, cantora de jazz, blues e folk; Abbey Lincoln, vocalista de jazz, compositora e atriz; Diahann Carroll, premiada atriz, cantora e modelo; Cicely Tyson, atriz e modelo; e Pam Grier, atriz; incluindo testemunhos de superestrelas da atualidade, que refletem sobre o seu legado, como Alicia Keys, Halle Berry, Lena Waithe, Meagan Good, LaTanya Richardson Jackson e Samuel L. Jackson, e de elementos da família, como a filha de Lena Horne, Gail Lumet Buckley.

 

Darts of Pleasure: Franz Ferdinand ao Vivo na BBC

RTP2, domingo, 21 de março, 23h10

Espetáculo

A banda escocesa de indie rock "Franz Ferdinand" percorreu um longo caminho desde que lançou a sua intransigente arte / rock pela primeira vez em 2004. A BBC tem acompanhado cada etapa do seu percurso. Do álbum de estreia de 2004, "Franz Ferdinand", a "Tonight: Franz Ferdinand" de 2009, o programa analisa algumas das melhores atuações da banda para a BBC.