Cartaz de cinema

Descoberto um argumento perdido de Stanley Kubrick

Publicado em 17 Jul. 2018 às 22:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)

Descoberto um argumento perdido de Stanley Kubrick

A adaptação do livro "Burning Secret", de Stefan Zweig, foi escrita nos anos 50 e nunca chegou a ser filmada.

No âmbito da investigação para um novo livro sobre o cineasta Stanley Kubrick, o académico Nathan Abrams, da universidade de Bangor, no País de Gales, deparou-se com um pequeno tesouro cinematográfico, um argumento que se julgava perdido, escrito em 1956 por Stanley Kubrick a meias com Calder Willingham, autor norte-americano que mais tarde veio a assinar os guiões de "Paths of Glory" (Horizontes de Glória) realizado por Kubrick, e "The Graduate" (A Primeira Noite).

De acordo com o jornal The Guardian, trata-se da adaptação para o grande ecrã da obra "Burning Secret", do austríaco Stefan Zweig, publicada pela primeira vez em 1913. A história original de um homem que se faz amigo de uma criança de dez anos para seduzir a mãe, foi transportada por Kubrick e Willingham para uma realidade norte-americana e submetida à apreciação da Metro-Goldwyn-Meyer, mas nunca chegou a passar do papel.

Abrams, um perito na vida e obra de Kubrick, afirma que o argumento está tão completo que pode ser filmado sem alterações.

Curiosamente, uma outra adaptação ao cinema do livro de Zweig foi realizada por Andrew Birkin - que chegou a trabalhar com Kubrick - em 1988, com Faye Dunaway e Klaus Maria Brandauer como protagonistas.