Cartaz de cinema

David Cronenberg aponta o próximo filme a Cannes 2022

Publicado em 5 Out. 2021 às 19:39, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Festivais de cinema)

David Cronenberg aponta o próximo filme a Cannes 2022

O realizador confirmou que pretende exibir "Crimes of the Future" na próxima edição do festival francês.

"Crimes of the Future", o próximo filme de David Cronenberg é candidato a estar na edição 2022 do Festival de Cannes. Foi o realizador que o confirmou, numa entrevista ao jornal canadiano New Toronto.

"Terminei a filmagem de 'Crimes of the Future'" afirma o realizador canadiano. "Entrei na sala de montagem onde estou a trabalhar com o meu montador. Quase esquecera de como a montagem pode ser divertida porque passou algum tempo desde que o fiz. Esperamos que o filme esteja terminado em maio. Há muitos efeitos visuais a desenvolver e o som, a música - tudo isso. Pensamos que estará pronto para ser estreado algures, talvez no Festival de Cinema de Cannes, em maio."

As filmagens começaram em agosto, em Atenas. Na capital grega, Cronenberg trabalhou com  Viggo Mortensen, Léa Seydoux, Kristen Stewart, Scott Speedman, Don McKellar e com o português nascido na Guiné Bissau, Welket Bungué.

É o primeiro trabalho de Cronenberg baseado num argumento seu, inteiramente original, desde "eXistenZ", em 1999.

"Crimes of the Future" mergulha num futuro não tão distante onde a humanidade aprende a adaptar-se a ambientes sintéticos. Esta evolução leva o ser humano para lá do seu estado natural, para uma metamorfose, alterando a sua composição biológica. Enquanto alguns abraçam o potencial ilimitado deste transhumanismo, outros tentam policiar o mesmo.

Saul Tenser, é um apreciado artista que abraçou esta Síndrome de Evolução Acelerada, germinando órgãos novos e inesperados no seu corpo. Com o seu parceiro Caprice, transforma a remoção destes órgãos num espectáculo para os leais seguidores se maravilharem em tempo real. Mas o governo e uma estranha subcultura estão atentos...

Será o primeiro filme de Cronenberg desde "Mapa Para as Estrelas", lançado em 2014.

A 75.ª edição do Festival de Cannes está marcada para 17 a 28 de maio 2022.