Cartaz de cinema

Crime + Investigation estreia "Savile: O Predador"

Publicado em 10 Fev. 2022 às 15:14, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Crime + Investigation estreia "Savile: O Predador"

O apresentador da BBC abusou impunemente de mais de setenta pessoas em hospitais, durante décadas.

Dez anos volvidos da morte de Jimmy Savile, ex-apresentador da BBC, o canal Crime + Investigation, estreia sexta-feira, 11 de fevereiro, às 22h30, o documentário "Savile: O Predador", que conta a história aterradora desta celebridade britânica que, durante décadas, abusou de dezenas de pessoas em hospitais.

Em 2011 milhares de fãs choraram a morte de Sir Jimmy Savile, à época considerado uma das maiores estrelas do Reino Unido. Poucos meses depois, foi exposto como um dos mais prolíficos agressores sexuais do país e a sua lápide foi removida. Agora, jaz numa campa sem identificação.

"Savile: O Predador" examina as técnicas e estratégias que Jimmy Savile usou em hospitais onde fazia trabalho de beneficência junto de jovens, e explica, com base em novos depoimentos das vítimas, de testemunhas e de um detetive que investigou Savile depois da sua morte, como este planeou a carreira e os abusos, de forma a passar despercebido.

Um relatório divulgado pela antiga juíza do Tribunal de Recurso, Janet Smith – e que chocou a Grã-Bretanha – revela que um dos mais conhecidos apresentadores de rádio e televisão do país, descrito como um "predador sexual oportunista" abusou sexualmente de pessoas com idades entre os cinco e os 75 anos. As vítimas incluíam pacientes, visitas e funcionários de hospitais britânicos.

Dez anos depois, o que sabemos realmente sobre quem era Savile? Como persuadiu aqueles que deviam ter percebido, mas que lhe deram o selo de aprovação, fazendo dele a face pública da proteção de menores?